David Bowie inspira nome de dinossauro recém-descoberto

12/05/2020 às 03:002 min de leitura

Um dinossauro com um bico muito parecido com o de um papagaio e um grande crânio com adornos que parecem uma estrela foi descoberto no estado de Montana, nos Estados Unidos. Os paleontólogos batizaram o animal em homenagem ao cantor britânico David Bowie: stellasaurus, ou Star Lizard (Lagarto-estrela), é uma referência à música "Starman”, lançada pelo artista em 1972.

O nome oficial do dinossauro é Stellasaurus ancellae e ele é o primeiro membro do novo gênero Stellasaurus. O termo “stella” vem do latim e significa “estrela”, enquanto “saurus” é “lagarto”, em grego.

Espalhafatoso como David Bowie. (Fonte: Andrey Atuchin/Reprodução)Espalhafatoso como David Bowie. (Fonte: Andrey Atuchin/Reprodução)

O crânio fossilizado do “Bowiessauro” foi encontrado na região de Montana, onde o animal vagava há 75 milhões de anos durante o período Cretáceo. O stellasaurus era herbívoro, parente do triceratops, possuía cerca de seis metros de comprimento e pesava nada menos do que duas toneladas.

Jack Wilson, paleontólogo do Departamento de Ciências da Terra da Universidade Estadual de Montana — e fã de Bowie —, comentou sobre as características do crânio do animal: “A ornamentação do crânio é surpreendente, quase como uma estrela”. O stellasaurus possuía um longo chifre na ponta do nariz, dois pequenos acima dos olhos e a parte traseira do crânio recheada de protuberâncias com várias menores ao redor, enquanto, ao centro, quatro chifres — dois maiores e dois menores — se destacavam.

Os paleontólogos acreditam que os ornamentos em sua cabeça tinham a função de atrair os parceiros para o acasalamento — algo similar às penas dos pavões. “Os ceratopsídeos desenvolveram muitas formas diferentes de ornamentos em suas cabeças, incluindo chifres acima do nariz, olhos e grandes babados ósseos que se projetavam nas costas”, comentou Wilson. No entanto, esse é um dos mistérios que os paleontólogos ainda não conseguiram decifrar sobre os dinossauros.

Fonte: Evans & Ryan/PLoS/Creative Commons Atribution 4.0/ReproduçãoFonte: Evans & Ryan/PLoS/Creative Commons Atribution 4.0/Reprodução

Ainda segundo Wilson, o stellasaurus é um elo perdido que conecta dois ceratopsianos conhecidos como styracosaurus e einiosaurus. De acordo com as novas informações das árvores genealógicas destes animais, o einiosaurus é uma evolução do stellasaurus, que por sua vez, evoluiu do styracosaurus. “A nova espécie possui ornamentação craniana intermediária. Isso nos dá evidências de que esses espécimes seriam membros de uma única linhagem em evolução”, concluiu Wilson.