Satélites Starlink passando pelo Brasil: saiba como e onde ver

12/05/2020 às 07:002 min de leitura

Desde a noite do último domingo (10), muitas pessoas têm visto luzes no céu em todo o Brasil, algumas delas até chegando a se assustar com o “fenômeno”. Mas não se trata de OVNIs nem de nenhuma pegadinha: são os satélites Starlink, de Elon Musk, cruzando o espaço aéreo brasileiro.

Para quem ainda não conseguiu observá-los, a boa notícia é que eles poderão ser visualizados ao longo desta semana, em praticamente todas as regiões do país, a olho nu. Mas para tanto, é preciso haver boas condições do tempo, com céu limpo, além de saber os horários e para onde olhar.

Criado pela SpaceX, o projeto Starlink pretende formar uma rede global de internet de alta velocidade via satélite, levando a conexão para todos os cantos do planeta, inclusive áreas remotas e rurais. O sistema prevê, inicialmente, o lançamento de pelo menos 12 mil satélites, mas é possível chegar a até 42 mil equipamentos orbitando a Terra.

O trilho de satélites já foi fotografado em várias partes do planeta.O trilho de satélites já foi fotografado em várias partes do planeta.

Os satélites que estão passando pelo país nesta semana foram lançados em abril. Aos poucos, eles vão se separando até chegarem à altitude operacional, de 550 km, quando não será mais possível vê-los sem o auxílio de um telescópio, devido ao tamanho e à não emissão de luz própria — a luz do Sol refletida na estrutura metálica dos equipamentos é o que vemos.

Como saber os horários e a localização

Para saber como e onde ver os satélites Starlink, uma alternativa é utilizar a plataforma Find Starlink, já que os dias e horários da passagem dos equipamentos varia conforme a região. Com versão web e app para Android e iOS, o serviço apresenta os detalhes de cada localidade.

Basta informar onde você se encontra e conferir as informações. Em seguida, é só olhar para o céu no horário e na direção indicadas, ficando atento ao trilho de satélites cruzando o espaço.

Satélites Starlink passando pelo Brasil: saiba como e onde ver via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: