7 invenções que foram criadas antes do que você imagina

23/05/2020 às 06:002 min de leitura

Cada vez mais o mundo se torna tecnológico com avanços significativos na ciência e na medicina. Acostumados a vivenciar novas tecnologias todos os anos, é difícil imaginar que grandes invenções foram criadas há muitos tempo atrás. A vacina, por exemplo, foi desenvolvida ainda no século XVIII.  

Confira agora 7 invenções que foram criadas muito tempo antes do que você imagina.

Vacinas (1796)

Foi no ano de 1796 que o médico inglês, Edward Jenner, desenvolveu a primeira vacina do mundo. Na época, ela foi criada para prevenir a contaminação por varíola, doença infecciosa que foi a primeira a ser erradicada por meio da vacinação. 

Bateria (1800)

Em uma de suas observações, o cientista italiano Alessandro Volta percebeu que quando duas sondas de metais diferentes são colocadas em determinadas soluções químicas se produz eletricidade. 

Alessandro Volta foi o cientista responsável por inventar o primeiro protótipo de bateriaAlessandro Volta foi o cientista responsável por inventar o primeiro protótipo de bateria

Este experimento foi um grande primeiro passo para o desenvolvimento das baterias e pilhas como conhecemos hoje. Não é a toa que o seu sobrenome serviu de inspiração para a unidade de medida de tensão elétrica, volts.

Microfone (1876)

Ao perceber que a transmissão do telefone de Alexander Graham Bell era fraca, Emile Berliner criou o primeiro microfone em 1876. Mesmo com pouco conhecimento em eletricidade, ele conseguiu amplificar o som do telefone, inventando assim o microfone. 

Este fato impressionou tanto Graham Bell, que a Bell Telephone Company comprou a patente de Emile e foi a primeira empresa a comercializar o item.

Drone (1917)

Em 1917 foi lançado ao ar a primeira aeronave sem piloto. Era um drone, controlado por rádio e baseado na tecnologia RC de Nikola Tesla. Apesar de ter sido criado com o objetivo de ser uma bomba voadora, ele nunca foi usado em combate.

Usado para vários objetivos hoje em dia, o primeiro drone foi inventado com fim militarUsado para vários objetivos hoje em dia, o primeiro drone foi inventado com fim militar

Internet (1969)

Chamada de Arpanet, o início da internet tinha como objetivo interligar laboratórios de pesquisas nos Estados Unidos. Ainda em 1969 um professor da Universidade da Califórnia mandou o primeiro e-mail da história a um amigo de Stanford.

No auge da Guerra Fria, o sistema foi criado como uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas continuaria mesmo em caso de bombardeios. 

Celular (1973)

Foi na década de 70 que a Motorola lançou o primeiro celular do mundo. Na época, o modelo pesava 1 quilo e tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura. 

Se atualmente o celular é compacto, sua primeira versão pesava 1 quiloSe atualmente o celular é compacto, sua primeira versão pesava 1 quilo

A primeira ligação realizada com o aparelho móvel foi feita na rua de Nova Iorque pelo engenheiro eletrônico da Motorola, Martin Cooper. O cientista ligou para o seu concorrente Joel Engel, engenheiro da AT&T.

GPS (1978)

Apesar de só ser disponibilizado para os consumidores nos últimos anos, o GPS já existe há algum tempo. Conhecido como Navstar 1, o primeiro satélite alcançou a órbita em 1978. Apesar de já não estar mais lá, o satélite foi um importante passo para uma nova era de interconectividade no mundo. 

Como muito das invenções tecnológicas, o GPS também foi criado com objetivo militar. O aparelho foi desenvolvido para vários objetivos, como garantir uma entrega precisa de armas e monitorar explosões nucleares. 

7 invenções que foram criadas antes do que você imagina via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: