NASA estuda produção de energia nuclear para missão em Marte

23/05/2020 às 09:002 min de leitura

Em um impasse de como levar energia elétrica para outros planetas, engenheiros da NASA consideram levar reatores nucleares para o espaço. Encarando problemas como carência de luz solar e o tempo crescente de missões espaciais, cientistas consideram a energia nuclear como a solução mais simples para o problema.

exploração espacial é de enorme interesse da raça humana — e das agências espaciais. Transportar humanos ou máquinas para outros planetas já tem solução definida, mas como proporcionar conforto e suporte para os viajantes durante a estadia fora da Terra? Para a NASA, a resposta é simples: energia nuclear.

Como levar energia elétrica para o espaço é uma questão que perdura há anos para agências espaciais, mas engenheiros da NASA acreditam que a solução é mais simples do que imaginavam. A energia nuclear é um dos meios de produção de energia mais explorados aqui na Terra e pode ser levada para outras órbitas.

a  NASA/Reprodução 

“Eu odeio chamar isso de inovação já que não é assim tão complicado”, comenta David Poston, engenheiro nuclear da Los Alamos National Laboratory, ao Chemical & Engineering News. Para ele, essa solução não é das mais complexas, mas outras questões devem ser analisadas para o envio de reatores nucleares.

Um deles é o tamanho das instalações. Para a NASA, construir uma unidade de produção de energia nuclear completa na Lua está fora de cogitação; por isso, o instituto trabalha numa alternativa de tamanho reduzido e que se adapte às condições do ambiente lunar.

"Na Lua, você está mais perto de casa"

Os engenheiros afirmam que quatro reatores renderiam energia suficiente para um time de seis tripulantes para viver em Marte e utilizarão a Lua como ambiente de teste. “Na Lua, você está mais perto de casa; então, se algo falhar, será uma viagem para casa significativamente curta. Já em Marte, é melhor que o sistema funcione corretamente.” Comenta Michelle Rucker, engenheira da NASA, ao C&EN.

Atualmente, o reator de fissão nuclear depende não só do sucesso do projeto, mas também de investimento financeiro. Dionne Hernández-Lugo, pesquisador do Centro de Pesquisa John H. Glenn, diz que o plano orçado pela equipe prepara o terreno para construírem e enviarem um sistema de produção de energia de superfície na Lua.

Se o projeto der certo, o próximo passo é o envio de estações para Marte. Para isso, será necessário o estudo de todas as tecnologias já testadas para a produção de energia fora da Terra — incluindo energia nuclear. Para isso, todas as condições do ambiente marciano serão consideradas e quais alterações precisam ser feitas antes do envio.

NASA estuda produção de energia nuclear para missão em Marte via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: