Fakebook.eco: novo site traz informações contra fake news ambientais

12/06/2020 às 09:002 min de leitura

Numa época em que notícias falsas são compartilhadas instantaneamente nas redes sociais e verdades que consideraríamos irrefutáveis — como o fato de que é a terra é redonda, por exemplo — são postas em dúvida por muitos teóricos da conspiração, o meio-ambiente é um dos assuntos que mais rende debates. Afinal, não são poucas que questionam "como assim aquecimento global, se está fazendo frio?". Pois é... 

Foi justamente para educar o público sobre esse tipo de assunto (afinal, nem todos têm acesso a informações para saber que essas notícias são falsas...) que o Observatório do Clima lançou o site Fakebook.eco, um projeto de checagem de informações sobre o meio-ambiente. Além da frase citada na parágrafo anterior, é possível encontrar outros textos — embasados em dados confiáveis — sobre várias "fake news" que circular nas redes sociais, em relação a esse assunto.  

(Fonte: Tenor)(Fonte: Tenor)

Verificação de notícias

O Fakebook.eco também tem uma seção, chamada "Verificamos", em que rebate declarações falaciosas de autoridades sobre o meio-ambiente. Ainda há apenas uma notícia na seção — sobre um programa de pagamentos por serviços ambientais, anunciado pelo governo —, afinal o site acabou de ser lançado, mas esse promete ser um dos principais destaques da plataforma. 

Isso porque, segundo entrevista do coordenador da plataforma, Márcio Astrini, para o portal UOL, "O governo faz uso de dados incorretos para vender uma narrativa de que cuidam do meio ambiente e de que a ciência, no país, não é confiável". O Fakebook.eco é uma iniciativa para combater esses dados incorretos com informação. 

Vale lembrar que, justamente por conta de sua política ambiental, o Brasil recebeu um retorno negativo para seu acordo de livre-comércio com a União Europeia, de parlamentares holandeses. Independente de opiniões ou disputas políticas, o meio-ambiente é um assunto que sempre merece nossa atenção, não é mesmo?

(Fonte; Tenor)(Fonte; Tenor)

Você também pode colaborar

Por fim, o site também tem um link onde qualquer usuário pode enviar suspeitas de "fake news", para que o pessoal do site faça a checagem. Afinal, é comum a gente ver muitas opiniões "duvidosas" sobre o meio-ambiente no Facebook ou, então, receber alguma notícia estranha no grupo da família do WhatsApp. Aliás, vale a pena dar uma olhada no site quando você receber alguma mensagem dessas. Quem sabe já exista algum artigo no Fakebook.eco sobre o assunto, que você pode compartilhar para refutar as fake news. 

Em tempo, o Observatório do Clima é uma organização que reúne diversos ambientalistas e grupos que lutam pela proteção do meio-ambiente. Ele existe desde 2001, com a missão de observar as mudanças climáticas no contexto brasileiro, promover debates com especialistas sobre o assunto e cobrar posições dos governos nessa área. Para visitar o Fakebook.eco, é só clicar nesse link.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: