Descoberto monumento do Neolítico vizinho a Stonehenge

24/06/2020 às 09:302 min de leitura

Você acredita que, mesmo depois de décadas de estudos e levantamentos nos arredores de Stonehenge – o icônico monumento de pedra situado em Wiltshire, na Inglaterra –, outra estrutura com milhares de anos de antiguidade foi descoberta no local? Se trata de um monumento composto por mais de 20 fossos que se situa ao redor de outro sítio arqueológico da região chamado Durrington Walls que, por sua vez, consiste no antigo assentamento que abrigou os construtores de Stonehenge.

Massivo

Segundo calculou o time de cientistas por trás da descoberta – formado por especialistas de diversas universidades do Reino Unido –, o monumento conta com fossos medindo mais de 10 metros de largura por 5 m de profundidade. Além disso, essas estruturas formam um imenso círculo com mais de 2 quilômetros de diâmetro e as análises apontaram que sua criação se deu por volta de 4,5 mil anos atrás, mais ou menos, por volta da época em que Durrington Walls foi construído.

Durrington WallsDurrington Walls

Com relação à utilidade dos fossos, como eles circundam o antigo assentamento, os cientistas acreditam que eles serviam para delimitar uma área sagrada ou associada ao monumento de pedras. E como é que esse conjunto de estruturas passou esse tempo todo despercebido e foi ser descoberto só agora?

Como você deve ter deduzido, depois de milhares de anos, além do acúmulo de sedimentos, a vegetação presente no local acabou “escondendo” completamente os fossos. Tanto que eles foram identificados graças a uma combinação de tecnologias, como o sensoriamento remoto, diferentes métodos de datação e análises minuciosas de amostras coletadas no sítio arqueológico, assim como devido à colaboração de cientistas de várias áreas.

Localização dos fossosLocalização dos fossos

E o anúncio da descoberta dos fossos é apenas o início de muitos estudos que ainda serão desenvolvidos – pesquisas essas que poderão ajudar a desvendar os muitos mistérios que ainda envolvem o fascinante círculo de pedras e a responder questões relacionadas com seus antigos construtores.

Descoberto monumento do Neolítico vizinho a Stonehenge via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: