O que fazer com um gorila de 210 kg que tem rinite?

26/06/2020 às 02:001 min de leitura

Fazer um raio-X e uma tomografia não são exatamente coisas surpreendentes na vida humana. Provavelmente você irá passar por algum diagnóstico por imagem durante a sua vida. Entretanto, já imaginou um animal passando por isso? Mais especificamente, um gorila de 210 kg? Pois é, isso aconteceu na África do Sul e o nome desse gorila é Makokou.

Makokou entrando na máquina de tomografia. (Fonte: Adrian Tordiffe/Reprodução)Makokou entrando na máquina de tomografia. (Fonte: Adrian Tordiffe/Reprodução)

O gorila Makokou

O primata que teve esse exame realizado tem 34 anos de idade e mora no Zoológico de Joanesburgo, na capital da África do Sul. Ele é da região das florestas do Congo e teve a necessidade de passar pelo procedimento por conta de um corrimento nasal persistente que, desde 2019, estava incomodando o animal e intrigando os cuidadores.

Para tentar descobrir a causa, os cuidadores e veterinários decidiram que Makokou deveria passar por alguns exames. Dessa forma, o animal foi levado para o Onderstepoort Veterinary Academic Hospital, na Universidade de Pretoria, e viajou acompanhado dos veterinários Dr. Kresen Pillay e Dr. Justine Grace. 

Resultado e cirurgia

Durante o diagnóstico por imagem, descobriram um aumento de conteúdo em suas passagens nasais e, com uma biópsia, detectaram pólipos inflamatórios causados por uma rinite crônica. O primata, então, terá que passar por um procedimento para a remoção dos pólipos, o que acontecerá num futuro próximo.

Makokou sob cuidados dentro do helicóptero. (Fonte: Kresen Pillay/Reprodução)Makokou sob cuidados dentro do helicóptero. (Fonte: Kresen Pillay/Reprodução)

Após os exames, Makokou não poderia voltar de carro para seu zoológico. Então, em mais uma cena curiosa durante todo esse processo, ele foi colocado em um helicóptero todo equipado para poder ser transferido em segurança. Segundo os veterinários que o acompanharam, todo o processo foi tranquilo e o primata não apresentou nenhum trauma da experiência desde que retornou ao Zoológico de Joanesburgo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: