Firefly usa motor de foguete para acender velinhas de aniversário

02/07/2020 às 12:002 min de leitura

A Firefly Aerospace é uma empresa aeroespacial dos Estados Unidos localizada na cidade de Austin, no Texas. Ela faz parte de um grupo de empreendedores conhecido como New Space, cujo objetivo é facilitar o acesso ao espaço através de projetos inovadores e de baixo custo. 

Na última terça-feira (30), no entanto, a galera conseguiu tempo, entre um lançamento e outro, para queimar um estágio diferente: resolveram acionar um dos poderosos motores de propulsão para homenagear um dos fundadores da empresa, o ucraniano Max Polyakov, que completava 43 anos naquela data.

Fonte: Nik News/ReproduçãoFonte: Nik News/Reprodução

Projetando a festa

Não pensem que foi uma travessura feita às escondidas. O próprio CEO da empresa, Tom Markusic, aparece num vídeo no Twitter, onde declara: "Qualquer pessoa que esteja envelhecendo entende que um dos problemas mais difíceis é descobrir como acender todas aquelas velas de aniversário no bolo."

No vídeo, o chefão da empresa usa um daqueles chapéus ridículos de festas de aniversário e uma camiseta onde se lê "Texas Rocket Science".

Continuando numa tentativa malsucedida de acender as velas, Markusic reclama: "Elas derretem. Elas queimam você. Na verdade, é um problema bastante difícil", até concluir: "Para resolver o problema, criamos uma solução bem diferente para acender todas as velas de uma vez".

A contagem regressiva

A equipe então se mobilizou para solucionar a questão. O vídeo mostra os trabalhadores posicionando o bolo para que as velinhas pudessem se acender conforme determinado pelo chefe. Depois mediram os lados com uma régua e sinalizaram para preparar o motor.

Como acontece em qualquer ignição de foguetes espaciais, o vídeo mostra uma contagem regressiva, até que o motor Lightning, o estágio superior do foguete Alpha, dispara uma língua de fogo em direção às velas, tudo captado num vídeo épico em câmara lenta, normalmente utilizada para avaliar o desempenho do foguete.

Completado o processo, a etapa seguinte foi avaliar o sabor. Embora o bolo deva ter ficado com gosto de cinza de churrasco, a galera só queria saber de gritar: "Feliz aniversário, Max!".

Terminada a festa, todos voltaram para continuar os preparativos de outro evento: o lançamento de teste do Firefly Alpha no final deste ano. O foguete de dois estágios está sendo projetado para enviar uma tonelada para a órbita baixa da Terra e cerca de 600 quilos para a órbita solar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: