Perfume com 'cheiro do espaço' criado pela NASA faz sucesso

07/07/2020 às 13:002 min de leitura

Lançado misteriosamente em 2008 por Steven Pearce, cientista de alimentos e diretor da Omega Ingredients, um perfume com essência sideral foi projetado, em parceria com a NASA, para poder reproduzir fielmente o cheiro sentido por técnicos e pesquisadores da agência durante suas missões na Estação Espacial Internacional. Apesar da ideia estranha, especialmente para leigos, que pensam sobre as possibilidades dos odores existentes além da órbita terrestre, o produto ganhou contornos comerciais e evoluiu em escala, sendo oficialmente colocado no mercado.

A divulgação do Eau de Space está sendo amplamente realizada em uma campanha no Kickstarter, que já arrecadou quase US$ 400 mil de mais de 8 mil financiadores desde que foi publicada, em 19 de junho. Com 40 dias restantes para encerrar o projeto de financiamento no site, é possível qualquer pessoa adquirir o produto e colaborar com a nova iniciativa dos técnicos da NASA, que prometem entregar uma amostra do espaço para cada um dos participantes da campanha, apesar de não estarem vinculados com a distribuição do perfume.

(Fonte: NASA/Divulgação)(Fonte: NASA/Divulgação)

"Fizemos parceria com perfumistas premiados, alguns dos melhores do mundo, e garantimos os direitos de lançamento exclusivo deste produto. Nossa equipe é composta pelas melhores experiências de moda, tecnologia, design e logística - todas com o desejo de aumentar o CTEM por meio da educação experimental", descreve a campanha no site. "Eau de Space é o nosso primeiro lançamento de produto sob esta importante iniciativa, e esperamos que haja muito mais."

O nascimento da fragrância espacial

Desenvolvido inicialmente para facilitar o treinamento de astronautas e técnicos em missões espaciais, a essência foi projetada para familiarizar os colaboradores da NASA com as sensações transmitidas pelo espaço, sugerindo um momento mais realista de viagem à órbita. 

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

O produto foi constituído com base em relatos de cientistas que tiveram experiências fora do planeta, com alguns afirmando que o espaço possui uma "sensação metálica doce" enquanto outros confirmavam que os odores eram similares a “bife frito, metal quente e até soldagem de moto”. Com inúmeras sugestões que iam, também, de "ferrugem" lunar até "framboesa e rum", o material projetado por Steven Pearce passou a ser mistério por anos, até que foi revelado a pedidos da Lei da Liberdade de Informação (FOIA), iniciando, assim, sua fabricação em massa.

Com os possíveis nomes de "A Space Eau-de-ssey", "Elon's Musk" e "Space Scent Juice", a companhia optou por Eau de Space, certamente mais sugestivo e fácil de lembrar.

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