Doodle: Google homenageia Jeanne Baret, 1ª mulher a dar a volta ao mundo

27/07/2020 às 08:572 min de leitura

A Google lançou um novo desenho da série Doodle em seu mecanismo de busca e, desta vez, homenageia o  280º aniversário de Jeanne Baret, que foi a primeira mulher a circum-navegar o mundo. A exploradora e botânica esteve em uma expedição que descobriu mais de 6 mil espécies de plantas.

Além de trazer um desenho inspirado em Jeanne Baret, a Google liberou rascunhos mostrando o processo de produção da homenagem, que foi concebida pela artista Sophie Diao. A empresa também agradeceu a botânica por abrir as portas para gerações de exploradores.

Jeanne Baret nasceu em 27 de julho de 1740 em La Comelle, França. De origem humilde, começou a aprender sobre plantas com seus pais e, com o tempo, se tornou botânica. Sua consolidação no meio ocorreu após começar a trabalhar como tutora do filho de Philibert Commerson, botânico do rei Luis XVI, que foi o ponto de partida para os principais momentos de sua história.

Commerson foi recomendado para uma viagem ao redor do mundo para descobrir novos territórios e espécies. O cientista aceitou a proposta e queria levar Jeanne Baret como sua ajudante, mas, naquela época, mulheres não podiam viajar de navio.

Infiltrada

Para driblar essa norma, a dupla teve uma ideia mirabolante: disfarçar Jeanne de homem. Utilizando ataduras e roupas largas, os dois conseguiram transformar a exploradora em um jovem chamado "Jean", que foi aceito na tripulação comandada pelo navegador Louis de Bougainville.

A expedição partiu em 1766 e Jeanne conseguiu se infiltrar com maestria entre os marujos. Além de ajudar Commerson em suas pesquisas, a exploradora também tinha que realizar trabalhos pesados para manter as aparências. 

A viagem teve escalas em locais como Taiti e Ilhas Maurício, e Jeanne auxiliou na descoberta de mais de 6 mil espécies de plantas durante a jornada. Em 1768, porém, a verdadeira identidade da exploradora foi descoberta e, apesar de não ter sido presa, a jovem e Commerson tiveram que deixar a viagem.

Doodle: Google homenageia Jeanne Baret, 1ª mulher a dar a volta ao mundo via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: