O caso da mulher belga que pensou ser uma galinha

08/08/2020 às 05:002 min de leitura

Você já ouviu falar em zoantropia? É uma condição psicopatológica na qual a pessoa acredita por um período de tempo ser um animal. Dessa forma, ela acaba sofrendo alterações na maneira como sente o corpo e, principalmente, começa a agir de forma idêntica ao animal. 

O mais recente caso reportado e estudado foi o de uma mulher belga, de 54 anos de idade, que deu entrada em um hospital por estar se sentindo e se comportando como uma galinha. 

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

O caso intrigante

A mulher, que não foi identificada, foi levada ao hospital pelo irmão. Segundo ele, quando chegou na casa da moça, ela estava carcarejando e bicando as coisas como se fosse uma galinha. Sem saber o que fazer, o rapaz decidiu procurar ajuda. 

Ela comentou na consulta com os médicos que acreditava ser uma galinha e que sentia algo esquisito em suas pernas, e então ficou em observação. O episódio de zoantropia só terminou quando a paciente sofreu uma convulsão. Segundo o relatório médico, ao acordar do ataque, a belga não lembrava de nada que aconteceu e ficou com muita vergonha. 

Zoantropia, um distúrbio psicopatológico

O caso clínico é uma espécie de ilusão que é extremamente rara. Um estudo da KU Leuven University afirma que a zoantropia pode acontecer por decorrência de um distúrbio psiquiátrico subjacente ou ser secundário a outros estruturais e funcionais do cérebro. A mulher sofria de depressão pela morte de um parente, que pode ter facilitado a ocorrência da ilusão. 

A pesquisa feita apresenta que existiram, entre 1850 e 2012, apenas 56 casos registrados do distúrbio e que eles são mais comuns nas zonas rurais. Segundo o estudo, os episódios têm duração variada, podendo durar entre algumas horas e alguns anos.

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Além da galinha, os registros mostram que já existiram casos de pessoas que acreditavam ser um cachorro, leão, tigre, hiena, tubarão, crocodilo, sapo, bovino, gato, ganso, rinoceronte, coelho, cavalo, cobra, pássaro, javali, rato e até uma abelha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: