Conheça o fofinho morcego branco de Honduras

15/08/2020 às 15:002 min de leitura

Os morcegos são vistos como criaturas assustadoras e estão muito ligados na ficção aos vampiros, que são conhecidos como notórios assassinos. Ainda que associados com personagens de filmes de terror, uma espécie está se destacando pela enorme fofura: o morcego branco de Honduras, que parece um pequeno bichinho de pelúcia. 

Imagem bem aproximada do pequenino morcego branco de Honduras. (Fonte: Wikimedia Commons)Imagem bem aproximada do pequenino morcego branco de Honduras. (Fonte: Wikimedia Commons)

O morcego branco de Honduras

O nome mais formal desse serzinho fofo é Morcego Branco do Caribe, e o científico é Ectophylla alba. Ele pode ser encontrado em países como Honduras, Panamá, Colômbia, Nicaragua e Costa Rica, tende a crescer apenas seis centímetros e a pesar 20 gramas. 

Diferentemente da fama ruim propagada por crenças populares, esse mamífero costuma se alimentar somente de frutas, sendo conhecido como um excelente dispersor de sementes nas florestas. Os pequeninos usam como abrigo folhas de Helicônia e costumam viver em pequenas comunidades com grupos de quatro a oito bichinhos, com normalmente apenas um macho.

O Morcego Branco do Caribe tem um curioso sistema de defesa facilitado pela sua cor: por ser muito branco ele reflete a luz do sol, o que dificulta sua localização por possíveis predadores. 

A fofura e o mecanismo de defesa

Enquanto estão abrigados em suas folhas, os animaizinhos costumam ficar todos juntinhos, como se estivessem de conchinha. Além de facilitar o mecanismo de defesa e a camuflagem, a cena é extremamente fofa e está chamando atenção nas redes sociais.


Isso porque a sensação é a de que os morcegos brancos estão se aninhando, e esses agrupamentos dos morcegos são chamados de nuvens, por conta da visível semelhança. 

Os animais também transmitem muita tranquilidade quando estão no grupinho e confiam bastante na camuflagem, já que eles raramente se mexem quando alguém abre a folha. 

Entretanto, quando a planta toda balança, eles costumam voar para outro local, com o intuito de evitar os predadores. Isso prova que além de extremamente adoráveis, ainda são muito inteligentes por manterem um "segundo santuário". Muito legal, né?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: