Conheça as bolas de alga que podem ser adotadas como pets

22/08/2020 às 06:004 min de leitura

Já pensou em criar uma alga como se fosse um bicho de estimação? Com a Marimo, Tesouro Nacional declarado do Japão, isso é possível. 

Sendo uma forma rara da alga Aegagropila linnaei algae crescida, esta planta aquática parece uma grande bola verde com aparência e textura de veludo. Além de poder ser encontrada no norte da Europa, essa espécie também é bastante popular no território japonês. 







Ver essa foto no Instagram









?????~ #marimo #???? #?? #??? #??? #??

Uma publicação compartilhada por @ sakuraaaaaaaaaaaa_ em


As maiores algas Marimo — cujo nome significa "planta bola de água" — costumam ser encontradas no Lago Akan, no leste de Hokkaido, que é bem raso, permitindo que elas se desenvolvam mais e alcancem até 40 centímetros de diâmetro. O motivo do formato redondo ainda é um mistério, mas cientistas levantam várias possibilidades, dentre elas a autodefesa da espécie. 

O problema ambiental da adoção das bolinhas 

Marimo foi declarado Tesouro Nacional do Japão em 1921. (Fonte: Hiroshi Miyazaki/Flickr)
Marimo foi declarado Tesouro Nacional do Japão em 1921. (Fonte: Hiroshi Miyazaki/Flickr)

Devido à aparência "fofinha" e diferente, as bolas de algas começaram a ser vendidas aos turistas, o que causou um problema ambiental. Com a retirada das plantas aquáticas do Lago Akan, seu nível de água desceu e levou à morte de milhares de Marimo. 

O acontecimento ganhou as páginas dos jornais da época e chocou milhares de pessoas, levando o Japão a tomar iniciativas para conservar o ambiente em 1950. 


Como elas são vendidas atualmente







Ver essa foto no Instagram









#marimo #???? #?? #??? #??? #??

Uma publicação compartilhada por @ sakuraaaaaaaaaaaa_ em


Hoje, é possível comprar as bolas Marimo e usá-las como pets, mas com uma diferença importante: elas são enroladas artificialmente a partir de filamentos flutuantes, enquanto as naturais são formadas ao rolarem pelo fundo do lago. 

Desta forma, elas mantêm a sua fofura, podem durar uma vida inteira e sua adoção não prejudica o meio ambiente



Ter a espécie de Marimo como pet requer poucos cuidados. Basta colocar as bolinhas em um ambiente com água e luz solar, com espaço suficiente para que elas possam rolar para vários lados. Vale ressaltar que não se deve usar cloro e que o líquido deve ser trocada depois de algumas semanas. 

Como o seu crescimento é lento (apenas cinco milímetros por ano), dá para acompanhar a evolução da sua alga de estimação durante muito tempo e é possível que ela viva mais tempo do que você!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: