Conheça 5 dos principais fatores ligados ao surgimento do câncer

12/09/2020 às 03:002 min de leitura

Recentemente, o câncer se tornou o maior problema da saúde pública no mundo e é um dos principais responsáveis pela morte prematura — antes dos 70 anos de idade — na maioria dos países. A doença é resultado de danos ou mutações genéticas no DNA dos seres vivos e pode ser causada por diversos fatores externos e internos, como genética, alimentação e modo de viver.

Dessa maneira, a preocupação pela doença promoveu pesquisas em todo mundo, que buscaram mapear os principais carcinógenos — fatores causadores de câncer — e sua atuação no corpo humano. Conheça abaixo alguns deles: 

1. Açúcar

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Recentes estudos mostram que o açúcar, além de ser um dos principais responsáveis pelo diabetes, também pode danificar células do corpo humano e servir como combustível para o crescimento de tumores de câncer. 

2. Alimentos processados

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Alimentos processados estão correlacionados com o surgimento da doença, segundo cientistas franceses. Dados apontam as embalagens plásticas e conservantes como possíveis causas do problema, sem conclusão definitiva quanto o principal responsável.

Carnes industrializadas, como o bacon, carnes e salsichas também estão ligadas à doença. De acordo com a OMS, os tratamentos para preservar o sabor e consistência desses alimentos são fatores potencialmente cancerígenos. 

3. Álcool

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

O consumo intenso e regular de bebidas alcoólicas está associado ao surgimento de diversos tipos de câncer, sobretudo no sistema digestivo, de acordo com uma pesquisa feita em 2018, em 19 países desenvolvidos.

4. Cigarros e vapes

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Atualmente, os riscos sobre o hábito de fumar são mais conhecidos e divulgados. Contudo, o crescimento do uso de vapes levaram cientistas a estudar mais sobre a nova moda.

Enquanto a fumaça do cigarro convencional causa danos pelas mais de 70 substâncias químicas presentes em sua fórmula, os vapes podem causar irritação nas células da boca e garganta e, assim, também se tornar um fator cancerígeno.

5. Herança genética

(Fonte: Pexels/Reprodução)(Fonte: Pexels/Reprodução)

Segundo o Instituto Nacional de Câncer nos Estados Unidos, as mudanças genéticas cancerígenas podem ser herdadas pelos filhos caso já estejam presentes em suas células germinativas. Estima-se que mutações genéticas tenham uma influência de até 10% no surgimento da doença. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: