Como debater com um terraplanista?

11/09/2020 às 06:003 min de leitura

Terraplanistas eram muito mais numerosos no passado. Isso é uma verdade. Muitas culturas antigas acreditavam que a Terra era plana. O motivo era um só: é o que tem pra hoje, diziam os sábios. Na falta de uma escada suficientemente alta, ou de um meio de transporte para voar, não havia como contestar.

Porém, algumas pessoas, como Pitágoras no século VI a.C., não precisaram construir nenhum tipo de aparato físico e, com base em modelos matemáticos, chegaram à conclusão de que nosso planeta é mesmo esférico. No entanto, muitos não acreditavam nisso. Aliás, tem gente que não consegue entender o Teorema de Pitágoras até hoje.

Quanto à esfericidade da Terra, muitos continuam duvidando. Só no Brasil, segundo uma pesquisa publicada pelo Datafolha no ano passado, cerca de 7% da população brasileira acredita que nosso planeta é plano. Ou seja, 11 milhões de conterrâneos caminham convictos de que a forma do nosso mundo está mais para uma pizza.

A questão é: por que? Vamos citar uma série de evidências físicas, mas já sabemos de antemão que a ideia de uma Terra plana nada tem a ver com provas.

Fonte: Flat Con Brasil 2019/ReproduçãoFonte: Flat Con Brasil 2019/Reprodução

Olha pro lado, companheiro!

Perceber a curvatura da Terra é uma coisa tão simples que, mesmo aqueles não muito familiarizados com as ciências físicas podem se dedicar a comprovar, ainda que não estejam muito a fim. É uma infinidade de experimentos, observações e demonstrações que podemos fazer até mesmo ao ir para nossa reunião de terraplanismo.

E o ponto de partida é o horizonte. À medida em que nos afastamos dos objetos, podemos perceber que eles começam a parecer menores até, lentamente, desaparecer. Porém, o desaparecimento segue uma lógica: primeiro somem as bases e depois os topos.

Se você já viu um navio “desaparecer” no horizonte, sabe exatamente do que se trata. Da mesma forma, quando chegamos de carro em um local montanhoso, a primeira visão que temos são os cumes das montanhas, depois os platôs e, se houver, as praias e o mar por último.

"Mad" Mike Hughes, o terraplanista que se lançou as espaço para provar sua teoria, mas morreu em um acidente (Fonte: madmikehughes.com / Reprodução)"Mad" Mike Hughes, o terraplanista que se lançou as espaço para provar sua teoria, mas morreu em um acidente (Fonte: madmikehughes.com / Reprodução)

Olha pra cima!

Cristóvão Colombo, quando foi pedir alguns navios aos reis da Espanha para explorar a Terra, tinha convicção de que não ia cair no “abismo do mar” porque olhava para cima. Como navegador, ele sabia que diferentes estrelas são visíveis em diferentes pontos da Terra de maneiras peculiares em cada um.

A nossa querida constelação Crux, ou Cruzeiro do Sul, que estampamos com tanto orgulho em nossa bandeira, vai sumindo à medida em que viajamos para o Hemisfério Norte, até ficar totalmente invisível depois de atravessarmos o paralelo +36 graus.

Finalmente, há uma prova da esfericidade da Terra que pode ser feita no conforto da sua casa. Durante um eclipse lunar, a Terra passa entre o Sol e a Lua, e a sombra do nosso planeta se projeta na superfície lunar. Pois bem, essa sombra será, sempre, um círculo, o que exige que a coisa que está projetando a sombra (a Terra) seja um globo.

Casal italiano que tentou velejar em direção à "borda da Terra" e se perdeu no mar, sendo salvo por uma bússola (Fonte: El Clarín/Reprodução)Casal italiano que tentou velejar em direção à "borda da Terra" e se perdeu no mar, sendo salvo por uma bússola (Fonte: El Clarín/Reprodução)

A grande verdade por trás do terraplanismo

Todos esses experimentos sugeridos não serão tentados pelos terraplanistas. Isso porque as pessoas que acreditam que a Terra é plana não chegam a essa conclusão através da lógica ou da observação científica. Eles, na verdade, pressupõem que estamos sendo enganados e que os cientistas querem que você acredite numa mentira.

Dessa forma, não se trata de discutir "por que é que as pessoas acreditam em uma Terra plana?", mas sim "por que é que as pessoas estão sempre acreditando numa conspiração?". E a resposta é simples: falta de confiança.

Pessoas não confiam na sociedade e, principalmente, nos seus representantes: políticos, autoridades, professores acadêmicos e cientistas. Ao dizer que a Terra é plana, essas pessoas estão expressando a sua grande desconfiança nas autoridades e cientistas, e na própria ciência como um todo.

Então, na próxima vez em que você conversar com um terraplanista, não tente "convencê-lo", utilizando imagens, provas e argumentos lógicos. Em vez disso, pergunte: "você confia em mim?".

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: