Imagens de satélite revelam destruição causada por incêndios nos EUA

15/09/2020 às 09:002 min de leitura

Imagens de satélite divulgadas na semana passada (8) pelo Cooperative Institute for Research in the Atmosphere (CIRA) da Universidade Estadual do Colorado revelam a vasta extensão dos incêndios florestais ocorridos nos estados de Washington, Oregon e Califórnia.

Foram dezenas de incêndios que destruíram milhões de hectares de floresta, mataram pelo menos sete pessoas, deixaram vários desabrigados, transformando a cor do céu num tom de laranja e fazendo chover cinzas em muitas cidades e vilas.

O GIF que está sendo tuitado pela meteorologista Dakota Smith é uma combinação de imagens do satélite GOES-West: Geocolor que mostra densas nuvens de fumaça com a topografia abaixo; e imagens geradas pelo Fire Temperature, que usa câmeras infravermelhas para rastrear os próprios incêndios.

aFonte: CIRA/Reprodução

As imagens dos incêndios

Nas imagens, podem ser observadas as grossas nuvens de fumaça que emergem das labaredas. Atualizadas na quarta-feira (9), revelam uma extensa cobertura de fumaça ainda pairando sobre a costa do extremos norte do estado de Oregon para baixo. Foi essa formação compacta que imprimiu uma coloração laranja na área da baía e proximidades.

Resultado do calor e do tempo seco característicos dessa época do ano, os implacáveis incêndios tornam-se ainda mais severos, segundo dos pesquisadores do clima, devido às mudanças climáticas.

a

A governadora do Oregon, Kate Brown revelou que cerca de 121 mil hectares de florestas do estado estavam em chamas, o que representa impressionantes 1,2 mil quilômetros quadrados. De acordo com o site dos bombeiros CalFire, a Califórnia perdeu 12,5 mil quilômetros quadrados de florestas desde o início do ano.  

O levantamento atual mostra 29 grandes focos de incêndio na Califórnia. O estado de Washington arde com 10 incêndios, com uma triste ocorrência de um menino de 1 ano que morreu enquanto sua família fugia de casa em Cold Springs. Neste estado, mais de 131 quilômetros quadrados de florestas foram consumidos por incêndios, principalmente em julho e agosto.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: