Pedaço de foguete passa “raspando” pela ISS, e NASA reclama

24/09/2020 às 07:302 min de leitura

Ontem (22) à noite, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), precisou fazer uma manobra não programada para desviar de uma porção de lixo espacial, a qual fica vagando pela órbita da Terra, podendo atingir espaçonaves e satélites artificiais.

Após o contratempo, o Administrador da NASA, Jim Bridenstine, usou o Twitter para lembrar ao Congresso americano de liberar o fundo de US$ 15 milhões, que a agência havia solicitado para financiar novos esforços de localizar e gerenciar o lixo espacial que gira em torno do nosso planeta.

https://twitter.com/JimBridenstine/status/1308540671725318144

Foi a terceira vez, somente em 2020, que a ISS teve que realizar uma manobra de última hora para evitar o choque com detritos espaciais.

Lixo passou “raspando” pela ISS

A NASA nunca revelou que tipo de lixo espacial costuma encontrar vagando por aí. No entanto, especificamente sobre o caso de ontem, o astrônomo Jonathan McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, disse que o resíduo se tratava de um pedaço da parte superior de um foguete japonês, que foi lançado em 2018.

Às 19h21 (horário de Brasília), o objeto passou a uma distância de apenas 1,39 km da posição inicial da ISS (antes de realizar a manobra), viajando a uma velocidade de 14,6 km/s. Mesmo com a ISS se movendo para sair do alcance do objeto, a tripulação da NASA foi alocada para uma espaçonave Soyuz, como medida de precaução.

Para a NASA, a tarefa de rastrear objetos espaciais tem sido desgastante, devido às solicitações de orçamento não autorizadas pelo Congresso. Desde 2018, o presidente Donald Trump delegou o gerenciamento de lixo espacial ao Departamento de Comércio em vez de optar pela agência.

Quanto aos US$ 15 milhões que a agência solicitou para seu orçamento de 2021, o valor ainda não foi aprovado, já que ainda não há um veredito quanto ao Departamento de Comércio estar mais apto que a NASA para gerenciar detritos espaciais.

Pedaço de foguete passa “raspando” pela ISS, e NASA reclama via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: