O que são feromônios e como eles nos afetam?

21/11/2018 às 04:002 min de leitura

Mais um cientista maluco resolveu dar o ar da graça e fazer pesquisas que, a olhos comuns, parecem meio absurdas, embora tenham sua fundamentação científica muito bem justificada, na maioria dos casos. O que faz muita gente rir é como os pesquisadores chegam aos mais diversos resultados.

O neurobiólogo Noam Sobel, do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, fez uma pesquisa com lágrimas femininas. Isso mesmo! Ele reuniu várias mulheres em uma sala, colocou uma cena de um filme triste e colheu as lágrimas das participantes. A ideia é estudar a função dos feromônios no corpo humano.

Resultados

Fonte da imagem: Pixabay

Amostras das lágrimas coletadas foram levadas a narizes de homens que participavam da pesquisa. O resultado? Bem, parece que, quando sentem cheiro de lágrimas, homens ficam com níveis de excitação e testosterona reduzidos, ou seja, chorar não cria clima de romance algum.

Mas por que, afinal, esse estudo foi feito? De acordo com Sobel, é sempre bom entender as respostas que o corpo humano dá conforme o cheiro que sente – e isso inclui até aqueles praticamente imperceptíveis. Quando seres da mesma espécie se reconhecem por meio do olfato, entram em questão as substâncias chamadas feromônios, responsáveis por esses sinais olfativos.

Cheiro de amor

Fonte da imagem: Pixabay

Os feromônios são, também, um tipo de afrodisíaco natural. Pesquisadores já sabem, por exemplo, que javalis fêmeas, em seu período fértil, liberam duas substâncias chamadas de androstenone e androstenol, responsáveis por atrair o macho para o acasalamento.

O feromônio sexual humano ainda não foi encontrado, e olha que não faltam pesquisadores e empresas de fragrâncias para fazer a busca! Aqui no Mega Curioso já publicamos uma matéria relacionada a isso, na qual mencionamos um estudo realizado em 2005, que constatou que homens homossexuais gostavam mais do cheiro exalado pelo suor de outros homens, enquanto os heterossexuais se sentiam mais atraídos pelo suor das mulheres.

Quem procura...

Fonte da imagem: Pixabay

A busca dos feromônios humanos encontra dificuldades principalmente porque a resposta do corpo humano aos odores está interligada com outros sentidos, como a visão e a audição, além de experiências pessoais antigas.

O fato é: qualquer fluido corporal pode conter essas substâncias. Os cientistas só estão tentando descobrir, ainda, quais são esses fluidos. Até lá, vale testar suor, lágrimas, saliva e por aí vai. Enquanto isso, conte-nos: onde você acha que estão escondidos os feromônios sexuais humanos?

*Publicado originalmente em 17/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: