Por que nos sentimos atraídos pela voz de quem é do sexo oposto?

02/05/2013 às 07:292 min de leitura

Cientistas já descobriram algumas explicações bem interessantes quando o assunto é a atração sexual. Já se sabe, por exemplo, que tanto homens quanto mulheres tendem a gostar mais de rostos simétricos e que isso está relacionado ao nosso instinto de procurar sempre a espécie mais bem evoluída.

Mas o que será que define a nossa preferência com relação à voz de uma pessoa? Por que será que homens se sentem mais atraídos por vozes mais finas, enquanto mulheres preferem as mais grossas?

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente no portal Plos One, a explicação para nossas atrações por vozes tem a ver com o tamanho do nosso corpo. O estudo feito na Universidade de Londres examinou as preferências de 32 voluntários e concluiu que a voz feminina aguda é considerada mais atraente e indica que a mulher é pequena.

Macho man

Fonte da imagem: Reprodução/SaúdeTerra

Por outro lado, as vozes masculinas mais graves foram consideradas as preferidas entre as mulheres e transmitem a informação de que os homens têm corpos maiores e, consequentemente, mais atraentes. No caso das vozes masculinas, o que as tornam ainda mais agradáveis é o tom da voz que, se for levemente sussurrado, transmite segurança e demonstra que, apesar de terem vozes mais graves, os homens não são violentos.

Os estudos, liderados pelo pesquisador Yi Xu, usaram vozes gravadas dos participantes e as variantes analisadas foram as relacionadas à frequência do som, ao tom e aos efeitos de cada frase ouvida pelos participantes.

A relação entre voz e tamanho do corpo já foi confirmada em um estudo mais antigo. Na pesquisa de Yi Xu, percebeu-se que, quando os voluntários deveriam pontuar as vozes ouvidas em uma escala de 0 a 5, os homens pontuaram melhor as vozes vindas de mulheres pequenas.

Atração fatal

Fonte da imagem: Reprodução/BemSaúde

Os pesquisadores garantem que esse tipo de estudo ajuda a compreender melhor os processos de atração e de busca por um parceiro ideal. Em relação ao som, já se sabe que o mesmo processo de seleção ocorre entre pássaros e mamíferos. A questão que esse tipo de estudo levanta é: por que homens preferem mulheres pequenas e mulheres se sentem mais atraídas por homens grandes?

Essa característica está ligada ao dimorfismo sexual, que caracteriza a diferença entre parceiros, peculiaridade presente em quase todas as espécies. Essa preferência pelo que é diferente está diretamente associada à evolução e, seguindo essa lógica, conclui-se que a diferença de tamanho entre um casal é importante, pelo menos na hora da conquista.

Confira as vozes consideradas mais e menos atraentes neste link – elas foram manipuladas em programas de computador. A frase dita pelos participantes, em uma tradução livre, é “eu devo a você um ioiô”. Depois de ouvir, nos conte: você se sentiu atraído por alguma delas? 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: