Você já deve ter ouvido falar de algumas tristes histórias de pessoas atacadas por tubarões enquanto estão surfando ou mergulhando. E se houvesse uma maneira de evitar esse tipo de acidente? De acordo com alguns cientistas da Universidade Austrália Ocidental, um bom modo de impedir esse tipo de ataque é usando uma roupa específica, que foi recentemente elaborada.

São dois tipos de roupas, na verdade: uma capaz de camuflar o mergulhador na água e outra que simula sinais repelentes de tubarão. Os trajes são vendidos por um preço equivalente a R$ 1.100. De acordo com declarações publicadas no portal G1, um dos criadores da roupa explicou que importantes pesquisas foram desenvolvidas para que os animais fossem, de fato, repelidos, já que esse tipo de acidente é muito comum na Austrália.

Como funciona

Fonte da imagem: Reprodução/G1

Shaun Collin, um dos pesquisadores envolvidos nos estudos, explicou que “Muitos animais são repelidos por outros que emitem sinais”, o que fará com que tubarões não vejam surfistas como algo comestível. Alguns testes já foram feitos para verificar a eficácia da roupa. No vídeo abaixo – em inglês, sem legendas –, os pesquisadores explicam que a tecnologia foi desenvolvida para proteger quem mergulha em uma das praias mais perigosas do mundo quando o assunto é ataque de tubarão.

O vídeo mostra um dos testes realizados, com um recipiente cheio de iscas colocado na água, envolto com os mesmos componentes da roupa de proteção. Se na primeira imagem do vídeo o tubarão ataca agressivamente as iscas desprotegidas, na segunda imagem ele simplesmente se afasta do material. E aí, o que você achou dessa ideia?