Cientistas acreditam que vida alienígena será encontrada dentro de 20 anos

22/05/2014 às 07:552 min de leitura

Alienígenas são reais. Obviamente, ainda não é possível fazer uma afirmação dessas quando se trata de homenzinhos verdes em Varginha ou OVNIs abduzindo vacas, mas já há indicações claras de que existe vida microscópica em outros planetas. De acordo com dois cientistas que lideram uma pesquisa — séria — em busca por vida extraterrestre, em alguns anos talvez encontremos algo mais do que micróbios nos planetas vizinhos.

Os doutores Seth Shostak e Dan Wethimer participaram ontem de uma audiência do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia em Washington, capital dos Estados Unidos, e expuseram algumas pistas que sugeririam que não estamos sós no universo.

Para a dupla de pesquisadores, com o devido apoio, é possível que encontremos vida alienígena de uma forma ou de outra nos próximos 20 anos. “Nas últimas duas décadas, astrônomos têm descoberto um planeta fora do sistema solar atrás do outro”, diz o Dr. Shostak. “O cálculo atual é de aproximadamente 2 mil e muitos mais estão surgindo, graças à contínua análise de dados feitas pela sonda espacial Kepler da NASA”.

Uma coisa leva à outra

Shostak estima que pelo menos 70% de todas as estrelas são acompanhadas por planetas e, uma vez que planetas geralmente estão sempre acompanhados de sistemas, assim como nosso sistema solar, o número de planetas na Via Láctea estaria próximo de 1 trilhão. “Vale a pena mencionar que a Via Láctea é apenas uma das 150 bilhões de galáxias visíveis aos nossos telescópios, e cada um delas tem seus próprio conjunto de planetas.”

O Dr. Shostak comenta sobre como o principal objetivo da Kepler tem sido tentar descobrir se, entre todos estes planetas, existem mundos habitáveis ??como o nosso. “A medida que normalmente usamos para saber se um planeta é habitável ou não é nos certificarmos de que existe água líquida na superfície”, explica.

Gentside Découvert

“A maioria dos mundo ou são muito frios ou muito quentes, ou ainda podem ser de um tipo como Júpiter, que não possui superfície sólida e é coberto por gases nocivos. Análises recentes dos dados coletados pela Kepler sugerem que pelo menos uma estrela a cada cinco tem um planeta habitável, com o tamanho da Terra e envolto por uma órbita.”

Sendo assim, ele afirma que esses cálculos implicam no fato de que, somente na Via Láctea, nós teríamos de 10 a 80 bilhões de planetas como a Terra. Em outras palavras, para os cientistas, uma estatística mais do que suficiente para que determinar a existência de vida alienígena, inclusive inteligente.

“Seria bizarro se estivéssemos sozinhos”

O parceiro de pesquisa de Shostak, Dr. Wethimer é igualmente otimista: “Seria bizarro se estivéssemos sozinhos e seria ter a mente muito fechada não imaginar sobre quais outros tipos de vida existem lá fora.

A audiência veio logo após a publicação de um livro da NASA chamado “Arqueologia, Antropologia e Comunicação Estelar”, que sugere que nosso planeta já foi visitado por alienígenas antes. Em um dos capítulos, por exemplo, é considerada a possibilidade de que as artes cavadas em rochas, normalmente atribuídas a homens pré-históricos, são na verdade obra de origem extraterrestre.

Porém, tanto Shostak quanto Wethimer concordam ao dizer que a Terra nunca foi visitada por alienígenas. “Não acho que isso seja algo que todos os governos teriam conseguido manter em segredo. Se eles estivessem realmente aqui, creio que todos saberiam disso”, afirma Shostak.

O ex-ministro de defesa do Canadá, Paul Hellyer certamente discordaria, assim como Karen Hudes, executiva do Banco Mundial que afirmou em março que alienígenas comandam a economia no mundo. E você, acredita que existe vida inteligente lá fora? E se existe, acha que eles já fizeram contato com a Terra?