Estudo diz que pessoas que amam gatos são mais espertas. Você concorda?

02/06/2014 às 06:082 min de leitura

Você tem um animal de estimação? Ele é da família canina ou felina? Uma nova pesquisa tem acirrado a “rivalidade” entre donos de cães e gatos na última semana. Tudo porque esse estudo, realizado pela Universidade de Carroll, diz que as pessoas que gostam mais de gatos seriam mais espertas do que aquelas que preferem os cachorros.

De acordo com a pesquisa, esses dois tipos de pessoas realmente têm personalidades diferentes. Segundo o Live Science, aquelas que disseram que gostavam de cães no estudo tendiam a ser mais animadas, enérgicas e extrovertidas. Essas também tendiam a seguir melhor as regras.

Por outro lado, os amantes de gatos eram mais introvertidos, porém com as mentes mais abertas e mais sensíveis do que os adoradores dos cães. Segundo a pesquisa, as pessoas que apreciam mais os felinos também tendem a serem não conformistas, preferindo ser convenientes em vez de seguir regras.

Cat lovers x Dog lovers

Em alguns testes de inteligência, os amantes de gatos pontuaram mais. Mas talvez tudo tenha a ver com os ambientes em que estas pessoas estão, segundo os especialistas. De acordo com a pesquisadora Denise Guastello, professora de psicologia da Universidade de Carroll, parte da razão para as diferenças de personalidade pode estar relacionada com os tipos de ambientes que essas pessoas convivem com seus animais.

"Faz sentido que uma pessoa que goste de cães vai ser mais animada, porque ela vai querer sempre sair com seu animal para passeios e conversar com outras pessoas com essas características", disse a pesquisadora. Segundo Denise, se você é mais introvertido e sensível, talvez seja mais propenso a ser uma pessoa mais caseira, que goste de ficar lendo um livro, enquanto seu gato fica por perto sem a necessidade de sair para uma caminhada.

Os pesquisadores entrevistaram 600 estudantes universitários, que foram questionados se eles se identificavam como amantes de cães ou de gatos, e quais são as qualidades que eles acham mais atraentes em seus animais de estimação. Os participantes também responderam a uma série de perguntas para avaliar a sua personalidade.

Mais pessoas disseram que eram amantes de cães do que de gatos: Cerca de 60% dos participantes se identificaram como pessoas que gostam de cachorros em comparação com 11% que curtem os felinos. O restante disse que gostam dos dois ou de nenhum. Aqueles que gostam dos cães disseram que a companhia é a maior qualidade deles, enquanto as pessoas que gostam de gatos disseram que apreciam o carinho de seus bichos.

“É possível que as pessoas possam selecionar animais com base em sua própria personalidade, Por exemplo, os gatos são vistos como animais independentes que conseguem se virar sozinhos e são cautelosos com os outros. Se você é assim e percebe essas características em um animal, talvez esse seja o ideal para você", disse Guastello. De acordo com a pesquisadora, como o estudo envolveu estudantes universitários, não se sabe se os resultados se aplicam a outros grupos etários.

* * *

E você, leitor, qual a sua opinião sobre essa pesquisa? Você acha que as conclusões da pesquisadora fazem sentido realmente? Conte para nós!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: