10 coisas estranhas sobre todos os tipos de bolas

17/01/2015 às 07:445 min de leitura

Esferas estão em várias coisas do nosso dia a dia, desde a pequena bolinha metálica presente na ponta das canetas esferográficas até as pelotas usadas nas partidas de futebol tão amadas pelos brasileiros e as frutas redondas como coco ou melancia, que são tão refrescantes no verão.

Porém, essas mesmas esferas às vezes podem ser protagonistas de histórias curiosas e extremamente bizarras. Confira abaixo alguns fatos estranhos sobre vários tipos de bolas, desde minúsculas composições orgânicas até as gigantescas formas de vários metros de diâmetro e algumas toneladas de peso.

1. As bolas gigantes misteriosas encontradas na Costa Rica

Por volta de 1930, empregados de uma empresa de produção de frutas na Costa Rica descobriram esferas enormes que estavam enterradas no chão da floresta. Algumas tinham poucos centímetros, porém outras chegavam a 2 metros de diâmetro e 15 toneladas.

As bolas gigantes logo se tornaram alvo de curiosidade e interesse para fins decorativos, então muitas viraram enfeites de jardim em prédios governamentais ou empresas. Algumas foram danificadas durante o transporte ou destruídas por caçadores de tesouro que as explodiram por acreditarem que elas poderiam conter ouro.

Apesar de ser difícil calcular a idade das pedras, se estima que elas tenham origem entre 600 d.C. e 1000 d.C. e acredita-se que possuam alguma relação com a cultura Diquis.

2. A morte de um atleta atingido por uma bola de críquete

O atleta australiano Philip Hughes foi atingido por uma bola durante uma partida de críquete. Apesar de estar com todos os equipamentos de segurança, inclusive o capacete protetor, o balaço o atingiu no pescoço, causando uma condição rara chamada dissecção da artéria vertebral.

O impacto do golpe na base do crânio foi suficiente para comprimir a artéria e causar sangramento no cérebro, uma situação incomum que tem apenas cerca de 100 casos registrados na literatura médica, e apenas um caso, além do acidente de Hughes, foi causado por uma bola de críquete.

O jogador passou por uma cirurgia de emergência e ficou hospitalizado durante dois dias, mas não resistiu à lesão e faleceu em 27 de novembro de 2014, aos 25 anos.

3. As pedras de gelo que custam 325 dólares

Quando falamos de pedras caras, o que normalmente vem à cabeça são gemas preciosas lapidadas ou até mesmo algum tipo especial de mármore, não algo tão efêmero quanto pedras de gelo, que não passam de um punhado de água congelada.

Porém, existe todo tipo de luxo no mundo, então cobrar caro pela forma sólida da água virou a fonte de renda de uma empresa que vende por 325 dólares (cerca de 850 reais na cotação atual) cinquenta bolas de gelo sem minerais ou poluentes e que foram esculpidas manualmente.

Por conta do formato, a esfera derrete mais devagar e não deixa a bebida tão aguada. Considerando que alguns uísques são absurdamente caros, pagar muito por um gelo especial para o acompanhar não parece ser tão absurdo.

4. A bola de papel que entrou para o Guinness

A maior bola de papel do mundo foi feita em Minnesota, nos Estados Unidos, e tinha cerca de 3 metros de altura e 200 quilos. Porém, ela não fazia parte de nenhuma pegadinha ou brincadeira de atirar bolinhas de papel em estudantes e foi usada como forma de conscientização sobre sustentabilidade e reciclagem.

O objeto foi colocado em exposição durante uma feira para mostrar a quantidade de papel que a população da cidade jogava fora em apenas 30 segundos. A agência responsável pela construção disse que a ideia era chamar atenção para o valor ambiental e econômico da reciclagem.

Depois que a feira acabou, todo o material usado para montar a gigantesca esfera de papel foi enviado para reciclagem.

5. O rapaz que tinha um tumor com pelos nascendo em seu globo ocular

Dermoide límbico é um nome esquisito para algo ainda mais estranho: um tumor arredondado, normalmente benigno, que cresce no globo ocular por conta de uma má-formação durante a gestação.

Esse problema raro acontece em consequência de uma condição congênita que faz com que algumas células da pele cheguem ao globo ocular. As células podem se desenvolver e atingir o ponto de gerar pelos, cartilagem, glândulas de suor e até dentes!

Parece algo bem nojento e inconveniente de se ter no olho, apesar de não necessariamente atrapalhar a visão, pois o cisto costuma nascer longe da córnea.

Um dos casos mais recentes foi o de um iraniano de 19 anos que teve um tumor com pelos no globo ocular. O caroço cresceu a ponto de ficar com 5 mm de diâmetro e desenvolveu longos pelos pretos. O paciente passou por uma cirurgia em 2013 para se livrar do cisto.

6. As bolas verdes estranhas que apareceram em uma praia australiana

O que se parece com pequenos ovos alienígenas, os japoneses chamam de “marimo”, e, apesar da aparência estranha, são apenas formações de algas que se soltam e começam a rolar pelo chão do oceano formando as curiosas bolinhas.

Apesar de ser um evento raro, elas já foram avistadas na Escócia, na Estônia, na Islândia, na Austrália e no Japão. Neste último, as “marimo” são consideradas um patrimônio cultural e inspiraram a criação de um personagem batizado de Marimokkori.

7. Artista serviu seu pênis e testículos como refeição

Em 2012, Mao Sugiyama ofereceu um jantar para algumas pessoas dispostas a fazer uma refeição diferente, com um tipo de iguaria que não é comumente servida em restaurantes.

O jantar reuniu 71 pessoas, mas apenas cinco sortudos tiveram a oportunidade de provar o prato especial: o pênis e os testículos de Sugiyama, que haviam sido removidos cirurgicamente antes de serem temperados, cozinhados e servidos com um acompanhamento de cogumelos. Os outros participantes do jantar comeram carne de vaca ou de crocodilo.

Todos os presentes estavam cientes do prato que seria servido, e não há nenhuma lei no Japão que proíba canibalismo. Entretanto, Sugiyama foi indiciado por exposição indecente, por ter mostrado as partes íntimas, mesmo que já tivessem sido arrancadas do seu corpo e cozidas.

8. A composição feita em um piano com o auxílio de um objeto de sex shop

Michael Alec Rose é um compositor que, para produzir uma melodia que estimulasse vários sentidos, adicionou ao piano um objeto que normalmente não é usado para fins musicais: bolinhas tailandesas, um produto de sex shop destinado a outro tipo de estímulo.

O músico produz uma série de sons estranhos ao girar as bolas de Ben Wa nas cordas do piano. Segundo o artista, apesar de o objeto ser vendido para fins sexuais, ele também é uma ferramenta espiritual usada em meditações.

9. O ator que sofreu com dores por ter que esconder suas bat-bolas

A série do Batman dos anos 60 é famosa aqui no Brasil por conta da redublagem do episódio “Um adversário à altura de um medonho bandido”, que ficou conhecida no YouTube como “Bátima – Feira da Fruta”.

O que você provavelmente não sabe é que Burt Ward, que interpretava o Robin, teve muitos problemas para entrar na pele do Menino Prodígio. Logo que a série foi ao ar, a emissora começou a receber reclamações sobre o volume que era possível notar na sunguinha do ator, e os telespectadores pediam alguma providência contra tamanha indecência.

Para resolver o problema, um médico receitou pílulas misteriosas que diminuiriam o tamanho de suas “bat-bolas” durante a gravação. O único problema é que as pílulas causaram um efeito colateral bem inconveniente que fez seus testículos incharem a ponto de cada um deles ficar com o tamanho de uma laranja.

Santa dor no saco, Batman!

10. O jogador de futebol colombiano que foi assassinado por causa de um gol contra

A Copa do Mundo de 1994, sediada nos Estados Unidos, foi só alegria para os brasileiros: a seleção liderada por Romário e comandada por Zagallo e Parreira levou a taça para casa em uma acirrada decisão nos pênaltis.

Porém, entre todos os jogadores das equipes eliminadas, provavelmente nenhum teve um destino tão cruel quanto o de Andres Escobar. O jogador colombiano marcou um gol contra em uma partida contra os Estados Unidos, e isso foi decisivo para que a equipe perdesse a partida e fosse eliminada do campeonato.

Além da tristeza da eliminação e da vergonha de voltar para casa tão cedo na disputa, Andres Escobar teve uma surpresa nada agradável quando retornou ao seu país de origem.

Dez dias depois do jogo, um torcedor revoltado atirou várias vezes nas costas do atleta quando ele saiu de um bar com amigos. Testemunhas disseram que a cada tiro, o assassino gritava “Golaço!” em referência ao vacilo na Copa do Mundo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: