Você sabe por que é que o mel — quase — nunca estraga?

25/04/2015 às 06:472 min de leitura

O mel é um alimento com diversos benefícios para o corpo. Ele fortalece o sistema imunológico, auxilia o processo de digestão, tem propriedades cicatrizantes e ação expectorante que auxilia em casos de tosse e infecções de garganta. Além disso, é uma delícia que pode ser utilizada em diversas receitas.

Porém, uma das mais impressionantes propriedades do mel é a sua durabilidade. Entre alguns artefatos encontrados em tumbas antigas estavam potes que continham o líquido viscoso produzido pelas abelhas. O alimento estava perfeitamente preservado, apesar de ter milhares de anos. Você sabe por que isso acontece?

Sugar, oh, honey, honey

Um dos fatores que contribui para o mel não estragar é a sua composição química. Em seu estado natural, o líquido viscoso tem muito açúcar e pouca concentração de água. Esse ambiente não é propício para que bactérias e outros micro-organismos sobrevivam. Sem isso para contaminar o mel, ele não estraga.

Além disso, tem o fator da acidez da iguaria produzida pelas abelhas. Apesar do gosto ser doce, ele tem um pH entre 3 e 4,5, e isso impede que praticamente qualquer forma de vida microscópica cresça ali.

You are my candy girl

Porém, esses fatores acontecem devido a um vetor presente na natureza que pode ser considerado o verdadeiro responsável pela conservação do mel: as abelhas. Para começar, elas conseguem tirar boa parte da água presente no néctar ao baterem as asas, e isso já ajuda bastante na conservação do alimento.

Além disso, para transformar a matéria-prima nesse líquido dourado tão apreciado, os insetos secretam enzimas. Uma delas, a glicose oxidase, ao entrar em contato com o néctar, quebra as moléculas em dois subprodutos: ácido glicônico, que cria o ambiente ácido, e peróxido de hidrogênio, que tem propriedades antibacterianas.

And you got me wanting you

Mel puro, não misturado com melaço de cana ou glucose de milho, dura bastante enquanto estiver protegido do calor, da luz e da umidade. Porém, às vezes é difícil manter isso por um longo período de tempo. Por isso, a legislação brasileira estabelece uma data de validade de dois anos para o produto.

Aquele lacre que normalmente existe em potes de mel comprados em supermercados é para garantir justamente que o líquido não absorva umidade e possa estragar. Após o romper a proteção que impede que a concentração de água aumente, o produto pode sim se deteriorar, apesar de ainda demorar mais que a média dos outros alimentos da sua cozinha.

Ah! E o mel cristalizado não está necessariamente estragado. Se ele estiver com o lacre intacto e não for misturado com outros produtos, ele ainda deve estar próprio para o consumo. Aquecer lentamente em banho maria pode resolver o problema.

Honey, oh, sugar, sugar

Porém, atenção: apesar de todas as propriedades maravilhosas do mel, ele não é recomendado para diabéticos, por motivos óbvios relacionados à concentração de açúcar no produto.

Além disso, por conta do risco de o alimento conter esporos do Clostridium botulinum, bactéria causadora do botulismo, bebês com menos de um ano de idade também devem evitar o consumo. Esses esporos não são um risco para adultos ou crianças maiorzinhas, que já têm o trato intestinal mais desenvolvido.

Então, mesmo que esteja com o lacre e dentro do prazo de validade, é melhor esperar um pouco antes de oferecer este incrível líquido dourado para o seu pequeno.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: