O home office é uma tendência que cresce no mundo todo. A prática de trabalhar em casa já se mostrou eficiente para muitas empresas, já que os gastos com transporte são praticamente inexistentes e o funcionário não perde horas se locomovendo. Agora, um estudo da Universidade de Montreal descobriu um dado que pode ser alarmante.

Se você leva mais de 20 minutos para ir de casa até o trabalho e vice-versa, você está dentro da faixa de "burnout", ou seja, sintomas de stress crônico podem surgir com o passar do tempo. A síndrome causa sofrimento, exaustão e acaba com o emocional de quem é afetado por ela.

Os pesquisadores também indicam que quanto maior é o tempo para se locomover, maior a predisposição para atingir este nível de stress. O estudo observou 1.942 pessoas, e muitas delas já estavam nervosas antes de chegar ao trabalho.

"É importante gerenciar a flexibilidade de funcionários para aumentar a eficiência — e as empresas só têm o que ganhar ao melhorar a saúde mental dos empregados", disse Aniie Barreck, líder da pesquisa na universidade.

E vocês? Quem aí leva mais de 20 minutos para chegar ao trabalho?