Neve no Brasil? Não, é só espuma de poluição do rio Tietê

02/07/2015 às 08:192 min de leitura

Parece neve, mas não é: trata-se “apenas” de poluição do rio Tietê, que neste ano produziu imagens espetaculares – e bastante nojentas. O fenômeno ocorre há décadas, mas em 2015 atingiu cidades inteiras, como Pirapora do Bom Jesus (SP).

A espuma é provocada pela poluição do rio através do esgoto lançado em suas águas. Ela é recorrente e está fora de controle. Em Pirapora, já cobre ruas e pontes, com uma aparência de neve fofinha (ou até mesmo de nuvem), mas se trata de sujeira. Além disso, ela causa problemas de pele e de saúde, sem contar o mau cheiro que impregna no ar.

Espuma atinge ruas de Pirapora do Bom Jesus (SP)

E o que causa a sujeira é justamente algo que usamos diariamente para a limpeza: detergente doméstico. O produto que vai pelo ralo de sua cozinha e não é tratado, acaba caindo nas águas rasas do Tietê e não consegue se diluir. Para isso, seria necessário que tivessem de cinco a sete miligramas de oxigênio por litro no rio – esse valor hoje chega a apenas 0,3 miligramas nos piores trechos.

O rio está morto. A espuma percorre vários locais urbanizados até encontrar trechos onde consegue se dissipar na água. Até lá, vai matando ainda mais a fauna fluvial, causando mau cheiro e levando doenças por onde passa.

Espuma causa mau cheiro e é causada pela poluição do rio

Em Pirapora do Bom Jesus, a espuma atinge até três metros de altura! Além de cobrir ruas, também chega à porta de algumas residências. É como se o lixo que você produziu voltasse para te fazer uma visitinha – bem desagradável, hein? E nessa época do ano em que chove menos, o fenômeno se intensifica ainda mais.

Neve

Apesar de a espuma ser apenas poluição, os meteorologistas afirmam que é possível nevar no Brasil no inverno de 2015. Ainda que seja um fenômeno raro no país, lugares como a serra catarinense registram a precipitação de flocos de neve em dias que a temperatura e pressão do ar combinam para esse tipo de fenômeno. Há dois anos, também nevou em várias cidades do Paraná, mudando a paisagem da região por alguns momentos.

Via EmResumo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: