Homem volta a andar após ter sinais cerebrais 'roteados' para as pernas

24/09/2015 às 04:491 min de leitura

Um homem paraplégico de 26 anos voltou a caminhar após passar 5 anos paralisado da cintura para baixo em decorrência de uma lesão em sua espinha dorsal. O experimento, conduzido pela Universidade da Califórnia (em Irvine, nos EUA), foi capaz de rotear os sinais cerebrais do jovem para os joelhos que, ao identificarem os estímulos, voltaram a funcionar.

Um percurso de 3,5 metros foi percorrido pelo paciente sem auxílio de exoesqueleto ou prótese robótica alguma. Para que o feito fosse realizado, o homem teve de vestir um boné equipado com eletrodos dedicados à captação de ondas cerebrais. Os comandos, depois de enviados a um computador através de tecnologia sem fio, foram processados e enviados, então, a um controle posicionado no cinto do rapaz, o que resultou na ativação dos nervos responsáveis por executar os movimentos.

Apenas estímulos específicos podem ser processados pelo sistema (tais como andar ou ficar em pé, por exemplo). De todo modo, a experiência foi um sucesso e comprovou a possibilidade de se rotear sinais cerebrais para “compensar” áreas neurológicas danificadas. E um treinamento de 20 semanas precisou ser feito durante o desenvolvimento da nova técnica: além da fortificação muscular, o cérebro do paciente teve de ser condicionado a enviar “sinais claros” para o equipamento.

Acontece que, segundo afirmam os pesquisadores, o computador que interpreta os comandos pode “ficar confuso” se estímulos “pouco objetivos” forem captados. Além de exigir experiência para uso, o mecanismo necessita de um computador externo para funcionar, o que pode dificultar a implementação da solução. 

A medicina contemporânea será capaz de restaurar movimentos de pessoas que sofrem com algum tipo de trauma cerebral? Comente no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: