Por que Emilia Clarke foi eleita a mulher mais sexy do mundo?

22/10/2015 às 09:382 min de leitura

Os fãs de Game of Thrones possivelmente concordam com a nomeação de atriz britânica Emilia Clarke como a mulher mais sexy do mundo. Se beleza é algo subjetivo, o que faz de algumas pessoas unanimidades no assunto?

O Live Science resolveu abordar o tema e nos explica alguns fatores que contribuem para uma beleza considerada perfeita e universal. Em primeiro lugar, está a simetria do rosto da atriz. Além do mais, o fato de ela ser jovem também contribui muito – dados do site de relacionamentos OkCupid apontam que os homens elencam como mais atraentes as mulheres com idades entre 20 e 24 anos.

Clarke tem 28 anos e já não faz parte da faixa etária considerada de maior sucesso, mas ainda é uma mulher jovem. Entre os outros fatores que parecem influenciar os padrões de beleza, está também o tom de pele, pois uma pele mais rosada é um sinal interpretado como atraente, de acordo com um estudo realizado em 2011.

Com relação aos rostos simétricos, característica unânime entre pessoas consideradas extremamente bonitas, a crença era a de que simetria é um forte indicativo de boa qualidade genética. Em 2014, no entanto, um estudo publicado no periódico Proceedings of The Royal Society B revelou que não há relação entre simetria facial e alta qualidade genética.

A antropóloga Helen Fisher, da Rutgers University, em Nova Jersey, nos EUA, explica que em todo o mundo as pessoas acham rostos simétricos os mais bonitos e atraentes. Entre os outros fatores que podem influenciar nossas definições de atração, está a ação de hormônios sexuais.

A formação do rosto de uma pessoa, que acontece quando ela está no útero de sua mãe, depende de sinais químicos e hormônios como a testosterona – essa substância define, por exemplo, quão proeminentes serão as maçãs do rosto de uma pessoa, e está presente mesmo em fetos de mulheres, ainda que seja um hormônio associado à masculinização. Como a testosterona é uma substância cáustica, maçãs do rosto mais proeminentes podem indicar um sistema imunológico mais forte.

Por outro lado, o estrogênio, geralmente associado ao desenvolvimento de linhas femininas, também é responsável pela formação de traços físicos que são considerados atraentes.

“Homens tendem a se sentir atraídos por dois tipos de mulheres: mulheres com altos níveis de testosterona, que tendem a ser mais altas, têm uma mandíbula mais forte e uma testa maior; mas eles também são muito atraídos pelo tipo com altos níveis de estrogênio: lábios carnudos e nariz arrebitado e olhos maiores em relação ao restante do rosto”, explica Fisher.

Clarke, que claramente tem lábios carnudos e maçãs do rosto proeminentes, tem um rosto que é considerado muito atraente. Ainda assim, vale lembrar que beleza realmente está nos olhos de quem vê, como explicamos melhor neste texto. Ainda que existam, sim, pessoas que dificilmente não serão consideradas bonitas, somos criaturas muito mais complexas e inteligentes, capazes de ter critérios de beleza que vão além do que é instintivo. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: