Artista chinês cria pedra de tijolo a partir de ar poluído de Pequim

04/12/2015 às 07:402 min de leitura

Não é novidade para ninguém a situação alarmante da poluição na China. Aqui no Mega Curioso, nós já apresentamos um vídeo que retrata bem as condições do país e também imagens comparativas de um dia limpo e outro poluído em Pequim.

Sabendo do cenário lamentável apresentado por seu país, o artista conhecido como “Brother Nut” teve uma ideia um tanto quanto inusitada para mostrar às pessoas o quanto o ar chinês está poluído. Com um aspirador de pó industrial, durante 100 dias andou pelas ruas da capital chinesa sugando o ar. Ao final, ele conseguiu absorver 100 gramas de uma mistura de poeira e poluição, equivalente à porção inalada por 62 pessoas em 4 dias.

Após a coleta, ele se dirigiu a uma fábrica na cidade de Tangshan levando a massa de sujeira recolhida. Lá, esse conteúdo foi misturado a argila e transformado em um tijolo com alguns quilogramas. Sobre a experiência, Nut escreveu que as cidades se tornaram cercos químicos com tanta poluição em função da exploração humana. “Quanto mais nós procuramos e extraímos os recursos, maior é a quantidade de poeira que produzimos. Quando os recursos do planeta se esgotarem, nós mesmos vamos acabar nos tornando poeira, sem ajuda, e vivendo no nada”, reprovou.

O artista espera que a peça de tijolo e a sua experiência inspirem as pessoas a pensarem na maneira como utilizam os recursos naturais. Para isso, dando continuidade ao projeto, Nut pretende colocar o objeto em um canteiro de obras de Pequim. Segundo ele, por mais que o artefato não seja diferente dos habituais, as pessoas devem considerá-lo um símbolo da poluição.

Repercussão

Em uma rede social, a experiência de Brother Nut foi questionada. Um internauta afirmou que, para fazer uma peça de tijolo como essa, é necessária uma quantidade de matéria muito maior do que a que foi coletada pelo artista. Em resposta, Nut lembrou o seu objetivo e disse que não pretende realizar uma pesquisa científica. “Eu quero fazer um alento sobre o problema da poluição do ar de forma que as pessoas deixem de ignorá-lo e passem a agir para evitá-lo”, explicou.

E, aparentemente, o objetivo está sendo alcançado pelo menos com algumas pessoas nas redes sociais, pois internautas ficaram impressionados com o que viram. No Twitter, um usuário perguntou: “Isso significa que o meu pulmão está se enchendo de tijolos?”. Já outro convocou as pessoas que se queixam da poluição a pensarem nas próprias ações e verificarem se também não contribuem para a situação caótica. “Para combater isso (poluição), não bastam apenas algumas leis e regulamentações, também é necessária a conscientização de todas as pessoas do país”, completou.

O que você achou do projeto do tijolo fabricado com a poluição do ar para conscientização das pessoas? Opine no Fórum do Mega Curioso

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: