A Força: quanto poder o Yoda realmente tem?

08/06/2015 às 09:262 min de leitura

Não há como não gostar do mestre Yoda. Carismático em todos os sentidos, o Jedi de apenas 75 centímetros também é muito respeitado pela imensa força e poder, tendo a capacidade de desmembrar exércitos de drones inteiros com golpes de sabres e outras habilidades telecinéticas. Se você está aqui, provavelmente já conhece bastante o mestre, então vamos ao que importa.

Será que o Yoda conseguiria alimentar uma fonte de energia ilimitada com a Força? Quanto de carga o mestre conseguiria liberar?

De acordo com o What-if, a maior liberação de energia (ou Força) que Yoda demonstrou na trilogia original foi quando levantou a X-Wing de Luke Skywalker no pântano. Então, a partir dessa cena, vamos fazer algumas contas.

A massa da X-Wing nunca foi oficialmente estabelecida, mas ela possui 12,5 metros de comprimento. Um F-22 tem 19 metros e pesa 19,7 mil kg. Se levarmos isso em consideração, a nave de Star Wars pesaria cerca de 5,6 mil kg.

Com o peso definido, precisamos saber quão rápida a X-Wing é. O pessoal do What-if assistiu a várias cenas e delimitou a velocidade crescente da nave emergindo. Considerando que sua parte dianteira mede cerca de 1,4 metro e ela se livrou da água em apenas 3,6 segundos, o veículo deve ter uma velocidade de subida de 0,39 m/s.

Mas isso não é tudo: é necessário calcular também a força da gravidade em Dagobah, planeta presente nos filmes, e, por causa disso, mais contas vão ser adicionadas. Segundo o Wookieepeedia, um canal que alimenta os fãs mais ávidos de Star Wars, a gravidade neste planeta é de 0,9 grama.

Por isso, o resultado da conta fica assim:

Uma energia de 19,2 kW suficiente para acender luzes em um quarteirão pequeno de casas e também para alimentar o motor de um carro Smart. Isso significa que, caso o Yoda trabalhasse utilizando a sua energia para alimentar algo, ele valeria US$ 2 por hora (cerca de R$ 7).

Então, seriam necessários milhões de Yodas para atender todos os nossos desejos por eletricidade neste mundão cheio de tecnologia. Atualmente, o planeta consome 2 terawatts para ficar "ligado". Talvez, o Yoda tenha apenas 19,2 kW de energia porque ele é verde — vai, a piada até que é boa.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: