Outros 5 acidentes sinistros que já aconteceram em sets de filmagens

10/07/2015 às 11:004 min de leitura

Você deve se lembrar das matérias que nós aqui do Mega Curioso postamos recentemente a respeito de acidentes sinistros que já aconteceram em sets de filmagens — caso você tenha perdido alguma das publicações, você pode acessá-las aqui e aqui. Como os nossos leitores curtiram as histórias, decidimos reunir outros cinco casos, só que desta vez focando em filmes mais antigos. Confira a seguir:

1 – The Warrens of Virginia

Você provavelmente não conhece o filme “The Warrens of Virginia”, já que ele foi lançado em 1924. Entretanto, foi durante a sua produção que ocorreu a que foi considerada a primeira morte de uma atriz em um set de filmagens. O longa retrata um romance ambientado na Guerra Civil norte-americana, e Martha Mansfield, uma famosa estrela de cinema da época, era a protagonista principal.

Quando a produção estava quase no final, Martha estava no interior de um carro esperando para gravar a próxima cena, ainda usando as roupas de sua personagem. Então, uma das pessoas que estavam com ela riscou um fósforo para acender um cigarro e derrubou o palito sobre o vestido da atriz, que rapidamente começou a pegar fogo.

O ator que contracenava com Martha conseguiu controlar as chamas com um casaco, e o motorista do carro, enquanto rasgava e tentava arrancar o vestido da atriz, se queimou no processo. Infelizmente, as queimaduras de Martha foram muito graves e ela não resistiu aos ferimentos, morrendo no dia seguinte. Ela tinha apenas 24 anos quando esse bizarro acidente aconteceu.

2 – O Intrépido General Custer

Lançado em 1941, o longa “O Intrépido General Custer” conta a trajetória de um herói militar norte-americano chamado Armstrong Custer que entrou para a história do país por sua participação na Batalha de Little Bighorn, durante as Guerras Indígenas. O protagonista foi interpretado pelo famoso ator Errol Flynn — que convidou o amigo Jack Budlong para participar como extra.

Budlong era um experiente cavaleiro, jogava polo com Flynn e deveria aparecer na cena mais importante do filme, a que recriava a batalha. No entanto, o extra não tinha muita experiência como ator e decidiu rodar a sequência montado em seu cavalo e com um sabre real nas mãos, em vez de um de mentirinha, como é o normal.

Pois o cavalo de Budlong provavelmente se assustou com algum explosivo no set e derrubou o cavaleiro, que ainda teve tempo de jogar o sabre antes de cair. Por azar, a arma ficou cravada no chão com a lâmina para cima. Adivinhe sobre o que o coitado caiu! Budlong chegou a ser hospitalizado, mas morreu depois de alguns dias devido a uma peritonite.

3 – Lawrence da Arábia

Durante as filmagens de “Lawrence da Arábia”, de 1962, mais precisamente, no primeiro take da cena da Batalha de Aqaba, Peter O’Toole, o protagonista do longa, quase morreu. A arma usada para indicar o início da filmagem disparou acidentalmente, assustando o camelo sobre o qual o ator estava montado, e o animal o derrubou diante de diversos cavalos em disparada.

Por sorte, o camelo havia sido bem treinado e ficou sobre O’Toole, evitando que ele fosse pisoteado. Coincidentemente, um outro incidente envolvendo armas, O’Toole, um camelo e a Batalha de Aqaba aconteceu enquanto outra sequência estava sendo gravada. Nessa ocasião, o ator atirou acidentalmente na cabeça do camelo, e o animal quase o matou quando o derrubou no chão.

Dizem ainda que O’Toole também machucou uma das mãos durante as filmagens ao dar um soco na janela de um trailer. O ator estaria bêbado, e as bandagens supostamente podem ser vistas na cena que mostra o primeiro ataque ao trem — que faz parte da trama do filme.

4 – O Voo da Fênix

O longa “O Voo da Fênix” — um filme de aventura e drama — foi lançado em 1965 e traz a história de uma dupla de pilotos que, durante uma travessia pelo deserto do Saara, tem o avião avariado em uma tempestade de areia e é obrigada a pousar no meio do caminho. O ator James Stewart foi escalado para fazer o papel do comandante, e o lendário aviador Paul Mantz foi escalado como dublê para realizar as manobras arriscadas com a aeronave.

Próximo ao final da produção, Mantz estava sobrevoando o deserto do Arizona — um dos locais nos quais o filme foi rodado — quando o avião que ele pilotava atingiu uma colina e se estraçalhou no ar, matando o aviador imediatamente.

5 – Tubarão

Calma, não estamos falando do icônico filme de Stephen Spielberg lançado em 1975! Na verdade, nos referimos a um longa dirigido por Samuel Fuller e estrelado por Burt Reynolds que foi lançado em 1969. Só como título de curiosidade, embora os dois filmes tenham recebido o mesmo nome em português, em inglês o de Spielberg se chama “Jaws” e o de Fuller “Shark!”.

Durante as filmagens, um dos dublês foi atacado por um tubarão que deveria ter sido sedado, não resistindo aos ferimentos. O peixe conseguiu romper a rede de proteção e abocanhar o profissional, e toda a cena foi capturada pelas câmeras. Nos créditos de abertura inclusive existe uma dedicatória a todos os dublês corajosos que repetidamente arriscaram suas vidas em águas infestadas de tubarões para que o filme pudesse ser produzido.

Menção honrosa

Ben-Hur

Existe um rumor bem conhecido sobre um suposto acidente fatal envolvendo a icônica cena da corrida de bigas do épico Ben-Hur, de 1959. Segundo a história, durante a gravação da sequência, a produção teria oferecido um prêmio de US$ 5 mil para o dublê que vencesse a competição, resultando no caos que aparece no filme.

Além disso, dizem também que um dos profissionais se acidentou e morreu no meio da filmagem. A cena teria sido incluída no longa a pedido da viúva do falecido. Entretanto, não existe qualquer registro de acidente grave durante a produção de Ben-Hur, e o único imprevisto envolvendo dublês foi um no qual o profissional acabou indo parar na frente da biga e precisou levar quatro pontos no queixo.

É provável que o boato tenha surgido por conta de uma pequena confusão. O Ben-Hur de 1959 não foi o primeiro épico com esse nome a ser lançado e, em uma versão lançada em 1926, durante a gravação da famosa cena, a roda da biga de um dos dublês se soltou e ele foi lançado a quase 10 metros de altura, caindo sobre uma pilha de tábuas. Nesse caso, sim, aconteceu uma tragédia, pois o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: