1. Cabeça de queijo – Europa

Um prato europeu que pode assustar muita gente é a “cabeça de queijo”. Apesar de o nome ser levemente apetitoso, ele consiste de terrina, ou seja, a geleia da carne produzida com pedaços do porco como a cabeça, o coração, as patas e a língua. Esses pedaços são limpos e bastante cozidos para a retirada da carne do osso. Depois, a carne serve como recheio de pão ou salsicha, sendo comida à temperatura ambiente. O prato também faz muito sucesso na América do Sul, trazido por imigrantes.

2. Pastilla – Marrocos

Você já comprou um espetinho na praça e te zoaram falando que ele era feito com carne de pombo? No Marrocos, a carne dessa ave é usada para uma torta, que também pode ser  feita de frango ou cordeiro. O prato tradicional ainda leva amêndoas, canela e açúcar e tem um sabor que mistura o doce e o azedo.

3. Huitlacoche – México

Essa é uma espécie de fungo que pode crescer em espigas de milho afetadas pela chuva. Os agricultores normalmente tratam a plantação para que isso não aconteça, mesmo o fungo sendo saudável para a ingestão humana e até mais nutritivo do que o próprio milho. Eles são como tumores acinzentados e grandes na espiga e podem ser preparados de diversas maneiras. Basta pensar que ele é um cogumelo e pirar na execução dos pratos.

4. Cérebro de esquilo – Estados Unidos

Essa é uma iguaria do estado do Kentucky, nos EUA, apreciada principalmente por pessoas que vivem na região rural. Entretanto, seu consumo é perigoso, já que os esquilos são alguns dos portadores conhecidos da doença da vaca louca. Quem consome cérebro de animais infectados por desenvolver a doença de Creutzfeldt-Jakob, que é neurodegenerativa e pode até matar.

5. Sannakji – Coreia do Sul

Outra comida que pode te levar à morte é a sannakji, bastante apreciada na Coreia do Sul. Ela é feita com tentáculos de filhotes de polvo, que chegam ao prato ainda se contorcendo e podem se agarrar à sua garganta te matar por asfixia. Vale a pena o risco? Dizem que se mergulhar o tentáculo em óleo de gergelim e depois mastigá-los bastante você não precisará se preocupar...

6. Morcego com frutas – Indonésia

Os morcegos eram bastante consumidos por nossos antepassados em todo o mundo, porém, hoje em dia, poucos lugares ainda mantêm essa tradição. Na Indonésia, alguns pratos de morcegos com frutas são considerados medicinais e dizem que eles curam doenças como a asma. Os morcegos fazem tanto sucesso na culinária do país que algumas espécies já chegaram a correr risco de extinção!

7. Ensopado de arganaz – Eslovênia

O arganaz é um pequeno roedor que habita árvores da Europa, da Ásia e da África. Ele se parece como uma mistura de rato e esquilo e é bastante apreciado na culinária da Eslovênia. É possível preparar o bichinho na forma de ensopado, principalmente se for cozido em vinho tinto com alguns vegetais. A caça do arganaz no país tem data específica para acontecer e é motivo de celebração pelos habitantes.