Isto é a vida real? Pesquisadores desenvolvem alga com sabor de bacon

01/08/2015 às 08:182 min de leitura

Pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon – OSU, na sigla em inglês –, nos Estados Unidos, desenvolveram a alga para todos dominar. Natural das regiões costeiras do Pacífico e do Atlântico, a alga vermelha conhecida como dulse vem sendo estudada e modificada na instituição nos últimos 15 anos para servir como fonte de alimento para abalones, uma espécie de molusco.

A dulse cresce extremamente rápido, é muito rica em proteínas e normalmente é vendida desidratada como ingrediente culinário ou suplemento nutricional. No entanto, a variedade desenvolvida no Centro Hatfield de Ciência Marinha, vinculado à OSU, tem algo a mais: ela fica com o aroma e o gosto de bacon quando é frita.

O abalone é extremamente apreciado na Ásia, o que criou até mesmo um mercado ilegal de pesca do molusco na costa da África do Sul, onde ele costumava existir em abundância, pois o quilo de abalone é vendido “a preço de ouro”. A ideia original da pesquisa era desenvolver uma alga que servisse como fonte de alimento otimizada para o molusco, para que este pudesse ser mais facilmente criado em cativeiro.

Dulse é vida

Os abalones alimentados com a variedade de dulse desenvolvida nos laboratórios do Centro Hatfield crescem a uma velocidade muito maior do que o usual. Isso fez com que a criação deles ganhasse escala comercial no Havaí, pela empresa Big Island Abalone Corporation. Foi então que, por sugestão de um membro de outro setor da universidade, os pesquisadores começaram a pensar naquela alga como um alimento para seres humanos.

Uma vez que a dulse tem duas vezes o valor nutricional da couve, a universidade resolveu financiar o desenvolvimento de uma variedade que fosse facilmente cultivável, apostando no potencial de uma nova indústria. Trabalhando junto com o Centro de Inovação de Alimentos em Portland, também associado à OSU, os pesquisadores desenvolveram então uma série de aplicações da alga na indústria alimentícia, tanto fresca quanto desidratada.

Estudantes de MBA da instituição de ensino preparam agora um plano de negócios para a implantação de mais áreas de cultivo da dulse com sabor de bacon para transformar isso em um negócio rentável. Só esperamos que ela não demore muito a chegar aqui no Brasil também.

Além de bacon, que outros sabores você gostaria que existissem em comidas orgânicas? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: