Conheça novos alimentos feitos de grilo e seus benefícios

03/11/2015 às 11:523 min de leitura

Se alimentar de insetos é um hábito visto com muita repulsa por grande parte da população mundial. Pelo menos por enquanto, essa é a situação, mas esse quadro pode mudar na medida em que os insetos estão cada vez mais presentes na alimentação de algumas pessoas.

O fato é que todo o sentimento de repugnância aos insetos é uma questão cultural, conforme revela um artigo publicado pelo site Mother Nature Network. Afinal, não há uma grande diferença entre comer camarões e grilos, pois os insetos não são tão diferentes de crustáceos. Inclusive, são uma alta fonte de proteínas, ferro, zinco e outros nutrientes necessários. De fato, o consumo dos pequenos bichos pode ser inclusive mais saudável e mais ecologicamente correto que o de carne tradicional.

Os recursos utilizados para se conseguir 1 kg de proteína a partir das carnes são muito maiores do que os usados para se obter a mesma quantidade a partir de insetos, segundo os produtores. Por exemplo, para a produção de 1 kg carne vermelha, pode se chegar a um consumo de 22 mil litros de água, enquanto, para a mesma quantidade de proteína extraída dos insetos, o consumo é de apenas um. 

A farinha de proteína de grilo

Essa proteína vem de uma farinha que é o ingrediente principal de algumas receitas de alimentos que podem constituir uma boa alternativa para as pessoas. Além disso, muitos produtos feitos com essa matéria-prima são livres de glúten e ricos em substâncias benéficas. Por isso, nos Estados Unidos, já há um movimento crescente no sentido de conscientizar as pessoas de que o consumo da farinha de grilo é possivelmente melhor do que o de carnes.

Sobre essas preparações, aqui no Mega Curioso nós já publicamos uma matéria que apresentava a receita inovadora de um milk-shake com esse ingrediente e a barrinha lançada há alguns anos para tentar inserir essa iguaria nos cardápios ocidentais. Agora, este artigo traz novas possibilidades para se incluir o inseto ou o pó de grilo em sua alimentação. Confira algumas misturas apetitosas que poderão estar em sua mesa num futuro próximo e você nem lembrar que possuem grilo na composição (caso não entenda inglês, as legendas simultâneas dos vídeos podem ajudar):

Biscoito “Cricker” (cracker)

Segundo a publicação de Mother Nature Network, os pequenos biscoitos “Cricker” são bem apetitosos, salgados e têm gosto agradável. Para se chegar ao produto final, além do pó de proteína de grilo, a versão do vídeo mistura alguns ingredientes diferentes. Entre eles estão mel, óleo de coco, ervas, sementes de linho e outros. A criação é das duas jovens da cidade de Austin, no Texas, EUA, Leah Jones e Megan McDonald. Elas possuem uma empresa especializada em biscoitos desse tipo e atualmente comercializam uma linha com três versões, sendo uma delas à base de sal, outra com alho e a última com diversos ingredientes crocantes.

Cookies de grilo Bitty

Os cookies feitos com farinha de proteína de grilo da empresa Bitty possuem três sabores doces: gotas de chocolate, chocolate com cardamomo e gengibre com laranja. O ingrediente principal é uma farinha feita a partir de grilos sustentáveis assados lentamente, e ela é misturada a outros itens, como óleo de coco. As donas da Bitty, que fica em São Francisco, nos EUA, ressaltam que a missão da empresa é “popularizar insetos comestíveis na dieta da população ocidental inserindo-os em deliciosas guloseimas saudáveis”. 

Barrinhas de proteína Chapul

As barrinhas de proteína da Chapul foram apresentadas em um programa de TV, e o seu CEO, Pat Crowley, recebeu a quantia de US$ 500 mil (quase R$ 1,9 milhão) para investimentos. O produto se intitula o primeiro do tipo feito com farinha de proteína de grilo a ser lançado. As preparações fazem parte do movimento que incentiva o consumo desse tipo de alimento visando seus benefícios à saúde do corpo e do planeta. Além da proteína de grilo, as barras Chapul possuem nutrientes como ferro e vitamina B12. São 4 sabores: chocolate amargo, café e pimenta de caiena; chocolate e manteiga de amendoim; chá verde; e coco, gengibre e lima.

Chirp Chips - salgadinhos

Laura D’Asaro, Rose Wang e Meryl Natow criaram as “Chirp Chips” como uma alternativa saudável aos salgadinhos e batatas chips existentes no mercado. Para tanto, elas utilizam o pó de grilo, que deixa o produto com três vezes mais proteína, outros produtos naturais e 40% menos gordura do que os modelos mais tradicionais. Além disso, a novidade é livre de glúten e possui 3 sabores: sal marinho; “cheddar envelhecido” e nogueira amarga.

...........

Infelizmente, a farinha de pó de grilo não é tão popular no Brasil e não é encontrada facilmente por aqui. Mas, você, leitor, imagina que esses produtos vão fazer parte da sua dieta algum dia? Qual você achou mais interessante? Participe e deixe a sua opinião nos comentários.

Você já comeu algum alimento feito à base de farinha de grilo? Diga o que achou no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: