Descubra por que homens — e mulheres! — são fascinados por seios

02/09/2016 às 09:492 min de leitura

Tudo bem que não é nenhuma novidade que os homens simplesmente não conseguem resistir à visão de um belo par de peitos. E não são só eles que sentem essa atração irresistível por essa parte da anatomia masculina não! A mulherada também tem verdadeira obsessão por seus “amiguinhos” — embora quase sempre o motivo da atenção excessiva esteja mais relacionado a questões de ordem... prática.

Mulheres, quem nunca?

Bem, o fato é que, apesar de, basicamente, eles existirem para servir a uma função primordial — a amamentação —, homens e mulheres têm fixação por peitos femininos. Contudo, ela não tem tanto a ver com a atração sexual nem com o excesso de vaidade. Na verdade, existem diversas explicações científicas para darmos tanta importância às mamas, e você poderá conferir duas delas a seguir:

1 – A explicação biológica

Você já deve ter ouvido falar a respeito da oxitocina, certo? Essa substância é um hormônio produzido pelo hipotálamo e tem como função estimular as contrações uterinas, ativar a produção de leite materno, controlar o sangramento no momento do parto e promover a formação de laços e o desenvolvimento da empatia entre mãe e filho. Aliás, é por conta dessa característica que a oxitocina é conhecida como o “hormônio do amor”.

Desculpem, meninos....

Acontece que a oxitocina, além de ser liberada durante a gravidez e quando a mãe amamenta o bebê, também é liberada quando as mamas são estimuladas durante o sexo — fazendo com que a mulher sinta uma maior ligação com seu parceiro. Outros efeitos relacionados com a amamentação são a sonolência e o relaxamento profundo que ela produz, semelhantes às sensações causadas após o orgasmo.

<3

Pois bem, bebês que foram amamentados por suas mães normalmente associam as mamas com os sentimentos de amor, cuidado e aconchego. E, como os bebês humanos demoram um longo período de tempo até conseguirem se alimentar de forma independente, muitos acabam levando essa associação até a vida adulta.

2 – A explicação evolutiva

O responsável pelas formas típicas das mulheres é o estrogênio, o hormônio relacionado com o controle da ovulação e a presença de uma série de características femininas. Entre outras coisas, esse hormônio estimula o armazenamento de gordura em determinadas partes do corpo, como nos quadris, nas coxas e no traseiro.

Parece mesmo, não parece?

Pois, de acordo com a Psicologia Evolutiva, pesquisas sugerem que as mulheres evoluíram traseiros mais arredondados como forma de apresentar aos possíveis “interessados” indícios claros de sua juventude e fertilidade — na forma de reservas de gordura nos locais certos.

Indício de juventude e fertilidade, segundo a psicologia evolutiva

Segundo os cientistas, as mulheres possivelmente evoluíram traseiros mais redondinhos no contexto de se destacar entre as demais integrantes do grupo e chamar a atenção dos homens. E o que tudo isso tem a ver com os seios? O sexólogo Alfred kind acredita que a atração pelas mamas é resultado de sua semelhança com os bumbuns — e ela possivelmente surgiu quando os seres humanos começaram a fazer sexo de frente um para o outro.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: