O que fazer para solucionar eventuais bloqueios criativos?

04/09/2012 às 12:542 min de leitura

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Imagine que você está prestes a começar uma redação para uma prova importante, por exemplo, e, de repente, percebe que a sua mente ficou completamente em branco. Será que existe algo que pode nos ajudar nesses inoportunos momentos de bloqueio criativo?

De acordo com o pessoal do site lifehacker, a criatividade não é uma exclusividade de pessoas naturalmente intuitivas e cheias de ideias brilhantes, tratando-se de uma habilidade que também pode ser adquirida através de algum treino e dedicação. E, segundo Iris Shoor, que escreveu o artigo, é possível se tornar mais criativo seguindo alguns conselhos.

Desbloqueie

Uma dica para quando você se sentir “bloqueado” é tentar mudar partes de uma ideia que já tenha dado certo antes, o que pode dar origem a uma nova e melhor solução para o seu problema. Já ouviu aquele ditado de que “nada se cria, mas tudo se copia”? Na verdade, pense nele como “tudo se adapta”.

Assim, ao desmembrar uma ideia original em pequenas partes pode nos ajudar a observar todos os detalhes a partir de uma nova perspectiva, levando-nos a adaptar uma parte de cada vez, transformando as velhas ideias conforme as nossas necessidades.

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Outro fator que pode fazer com que nos sintamos “em branco” é o fato de termos que iniciar algo do zero. Portanto, antes de tentar pensar em uma ideia brilhante logo de cara, que tal não começar pelo início, mas sim pelas partes com as quais você tem mais facilidade? Desta forma, é muito provável que novas ideias acabem surgindo no decorrer do processo de criação, complementando-se ao final.

Libere a mente

Além disso, pense em várias soluções para um mesmo problema, variando entre as alternativas mais simples às mais absurdas. É possível que nem todas as respostas sejam as mais adequadas, mas, certamente, dentre todas as opções apresentadas, sempre existirá uma que poderá mostrar a você que caminho seguir para chegar à melhor solução para o seu problema.

Outra dica é tentar pensar como se você fosse outra pessoa. Imagine que você precisa criar um novo site. Então, se pergunte como a Google faria isso, por exemplo. No caso da prova de redação, que mencionamos no comecinho desta matéria, imagine como o seu escritor favorito escreveria o texto. Desta forma, você vai se surpreender com a quantidade de novas ideias que surgirão na sua mente que, há apenas um minuto, parecia tão em branco!

Fonte: lifehacker

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: