De onde as mulheres tiraram o costume de se depilar?

18/02/2013 às 04:441 min de leitura

Hoje em dia — e principalmente para as mulheres — manter algumas partes do corpo livre de pelos deixou de ser um simples costume, tornando-se uma questão de cuidado e higiene pessoal. Afinal, quem é que gosta de ver moças com axilas e pernas cabeludas desfilando por aí?

Contudo, esse hábito não surgiu na idade da pedra e o pessoal do site mental_floss publicou um interessante artigo sobre as origens e os motivos que levaram as mulheres a adotar o ritual de remoção dos pelos. Segundo a publicação, pelo menos para as norte-americanas jamais existiu a necessidade de depilar as axilas até o ano de 1915, pois essas áreas do corpo ficavam constantemente escondidas sob as roupas.

Entretanto, um novo tipo de vestuário virou moda, o vestido sem mangas, e as revistas especializadas decretaram que, para poder usá-lo de maneira elegante e apropriada, era necessário remover os pelos indesejáveis. O costume acabou pegando e, já no início da década de 20, ter axilas peludas era algo totalmente démodé.

Cabelo, barba e bigode

Fonte da imagem: shutterstock

Assim como aconteceu com as axilas, que começaram a ser depiladas mais por uma questão de moda do que por higiene, os pelos das pernas entraram na mira das lâminas na década de 40, quando as saias e os vestidos começaram a ficar mais curtos e uma maior área do corpo passou a ficar exposta. Além disso, as meias de seda também foram se tornando mais transparentes, deixando os pelos indesejáveis mais em evidência.

Já o costume de remover os pelos de regiões mais escondidas existe há centenas de anos, e faz parte de uma cultura conhecida pelo comportamento super-reservado. Assim, não foram as brasileiras nem as mais exibicionistas que inventaram a moda de depilar as virilhas, mas sim as muçulmanas.

Em boa parte do Oriente Médio e do norte da África, as mulheres muçulmanas prestes a se casar têm como costume depilar todo o corpo e, depois da noite de núpcias, muitas acabam mantendo o “penteado” por questões estéticas.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: