5 dicas para que você seja uma pessoa de ótimo convívio social

01/03/2014 às 07:062 min de leitura

Você pode até bancar o esnobe e rir de livros, artigos e pesquisas que trabalham com as relações interpessoais, dando conselhos a respeito de como ser influente ou inteligente, mas a verdade é que quase todo mundo dá uma passada de olhos por esse tipo de publicação, não é mesmo? Pois as dicas que você vai ver a seguir são justamente sobre como ser uma pessoa bacana e ter boas relações interpessoais. Confira:

1 – Não seja entediante

Fonte da imagem: Reprodução/Phonearena

É difícil ter esse tipo de noção e autoavaliação, todo mundo sabe. A dica é buscar ser sempre positivo e breve – ninguém gosta de quem transforma uma conversa em monólogo. Além do mais, é muito difícil que alguém não aprecie a companhia de uma pessoa otimista – sem exagero, é claro. O livro “A Arte da Conversa Civilizada” dá uma dica simples a respeito de como saber a hora de parar de falar: se ninguém está fazendo perguntas a respeito do que você está dizendo, é melhor mudar de assunto.

2 – Pessoas cativantes são boas ouvintes

Fonte da imagem: Reprodução/rgvisionmagazine

É quase uma regra: todo mundo gosta de alguém que escute e dê atenção ao que o outro fala. É lógico que encontrar alguém que escute o que você fala é bacana, mas é preciso ter noção e aprender a ouvir também.

3 – Fale sobre os interesses da outra pessoa

Fonte da imagem: Reprodução/Stepbystep

Essa dica é bastante óbvia, mas não custa lembrar que dar atenção ao que a outra pessoa está falando e interagir com ela pode, sim, abrir muitas portas para você. Se a pessoa vê seu interesse quando ela conta algo a respeito da vida dela, das coisas que ela gosta de fazer, é bem capaz que ela crie laços com você. Se por acaso você desconhece o assunto sobre o qual ela está falando, peça para que ela explique e preste bastante atenção.

4 – Boas histórias

Fonte da imagem: Reprodução/Charterworld

Da mesma forma que você se prepara para fazer uma entrevista de emprego, é bom ter em mente sempre três histórias que valham a pena ser contadas. As pessoas gostam de saber sobre outras pessoas, e não sobre coisas, bens, contas e afins. Contar a respeito daquela viagem que você fez no ano passado? Tudo bem. Se vangloriar do seu celular novo? Jamais!

5 – Seja simpático

Fonte da imagem: Reprodução/Collegerecruiter

Uma pessoa com um sorriso no rosto é sempre mais bem vista do que aquelas que vivem carrancudas ou olhando para baixo, por exemplo. Seja simpático! Deseje bom dia, cumprimente os funcionários do seu local de trabalho. Demonstre emoção!

Uma curiosidade: quando você descreve uma história com emoção, as palavras contam apenas 7% do discurso – todo o resto fica por conta do seu tom de voz e das expressões corporais! É por isso que muitas vezes você ri de uma piada que nem tem tanta graça assim, mas que foi contada por uma pessoa divertidíssima. 

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: