Aprenda a descobrir se uma pessoa está mentindo para você

14/04/2014 às 06:503 min de leitura

Se você é minimamente esperto, com certeza sabe reconhecer o cara que vive contando mentiras ou simplesmente “aumenta” algumas histórias. É que certas pessoas são tão inocentes que acreditam que suas narrativas absurdas não vão soar suspeitas. Fora essa gente cujas mentiras estão sempre à mostra, há os mais espertos, que conseguem mentir sem dar muitos sinais.

Se você sempre ficou na dúvida se aquele seu amigo estava ou não contando uma mentira, agora você vai saber como ler os sinais corporais que todo Pinóquio acaba emitindo mesmo sem perceber. Confira:

1 – Sobre a mentira

Fonte da imagem: Reprodução/petetheplanner

Antes de tudo, você precisa entender uma coisa: quem mente precisa criar uma história e ser capaz de contá-la sempre que for preciso. Portanto, mentir bem não é para qualquer um e exige um grande trabalho mental para o mentiroso. E, se você aprender a reconhecer alguns sinais de que a pessoa está criando uma história, ponto para você.

2 – Carga cognitiva

Fonte da imagem: Reprodução/ntluke

Mentir exige grande capacidade cognitiva. A pessoa deve saber qual é o acontecimento verdadeiro, escondê-lo e criar um novo, acrescentando itens mentirosos. A mentira precisa fazer sentido e não contradizer nada que a pessoa enganada já saiba. O mentiroso deve contar a mentira de modo convincente e ter boa memória a ponto de se lembrar de cada detalhe.

Essa elaboração de uma história convincente vai fazer com que o mentiroso leve certo tempo, certo? Nessa hora, a concentração dele estará reduzida, o que por si só já é um indício de mentira. Agora, se você der a ele uma segunda tarefa, como secar uma louça, por exemplo, ou talvez servir copos com suco, ele vai se atrapalhar. Busted!

3 – Sinais

Fonte da imagem: Reprodução/x4ashes4ashes

Quando estamos nervosos, tendemos a piscar mais, mas, quando estamos exercendo grande atividade cognitiva, piscamos menos. Existem até alguns estudos que já comprovaram isso. Então está aí outro sinal capaz de pegar um mentiroso no flagra: quando a pessoa pisca pouco.

O nervosismo nos deixa incomodados e agitados, mas o esforço cognitivo tem efeito contrário. Diferente do que você pode imaginar, as pessoas não ficam muito incomodadas ou agitadas quando mentem. Sabe-se também que os homens não costumam gesticular enquanto contam uma inverdade. Tanto homens quanto mulheres fazem pausas mais longas quando estão mentindo. Se você quer descobrir um mentiroso, não busque nele sinais de stress, mas sim de que ele está fazendo esforço mental.

4 – Palavras de quem entende

Fonte da imagem: Reprodução/twoguyswebservices

De acordo com o psicólogo Richard Wiseman, os mentirosos tendem a não movimentar muito braços e pernas e podem repetir as mesmas frases. Quando questionados, dão respostas curtas e não detalhadas. Além disso, Wiseman afirma que os mentirosos se distanciam de suas mentiras, falando a respeito delas de maneira mais impessoal; por isso eles dizem poucas vezes palavras como “eu” e “meu”. Além disso, escolhem palavras como “ele” e “ela” em vez de usar os nomes das pessoas.

5 – O que os especialistas fazem

Fonte da imagem: Reprodução/behance

Pessoas acostumadas a descobrir mentiras não se apegam a esses sinais comuns. Em vez disso, eles simplesmente procuram aumentar a carga cognitiva do mentiroso e deliberadamente fazem com que a pessoa pense mais até descobrir pontos óbvios e que indiquem mentira.

Detetives policiais geralmente pedem para a pessoa contar a mesma história de trás para frente, exigindo a maior precisão de detalhes possível. Essa técnica aumenta a carga cognitiva da pessoa e a leva ao extremo. Até mesmo um mentiroso profissional fica confuso e acaba contando a mentira de uma maneira diferente.

Os detetives fazem perguntas que possibilitem respostas além de “sim” ou “não”. Eles começam suas perguntas com “você pode me contar mais detalhes sobre...” ou “você pode me dizer exatamente o que aconteceu”. É importante não interromper o interrogado, inclusive quando houver silêncio.

6 – Fique esperto

Fonte da imagem: Reprodução/gospeodcukra

Como já explicamos aqui, os melhores mentirosos são aqueles que conseguem aumentar sua carga cognitiva e criar histórias. Ou seja: bons mentirosos são pessoas inteligentes e criativas. Ao tentar detectar uma mentira contada por um bom mentiroso, tenha isso em mente. Se você não estiver bem preparado, pode continuar a ser enganado.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: