Estação do ano em que bebê nasce pode influenciar o seu desenvolvimento

12/09/2014 às 09:232 min de leitura

Você nasceu em qual estação do ano? Se você nasceu entre o inverno e a primavera, é possível que você tenha engatinhado mais cedo do que um coleguinha que nasceu entre o outono e o verão, segundo o que sugeriu uma nova pesquisa.

O estudo conduzido por uma equipe da Universidade de Haifa, de Israel, apontou que a estação do ano em que o bebê nasce pode influenciar o seu desenvolvimento motor durante o seu primeiro ano de vida.

A equipe de pesquisa avaliou 47 bebês saudáveis, sendo que 31 deles nasceram entre o inverno e a primavera (de dezembro a maio, que é o período dessas estações no Hemisfério Norte, onde foi realizado o estudo) e 16 crianças que nasceram entre o verão e o outono (de junho a novembro).  

Processo de estudo

A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Osnat Atun-Einy, do Departamento de Fisioterapia da Universidade, Dr. Dina Cohen, Moran Samuel e Prof. Anat Scher, do Departamento de Aconselhamento e Desenvolvimento Humano, sendo todos especialistas da Universidade. 

O estudo consistiu em observações motoras nas casas dos bebês quando eles estavam com sete meses de idade e uma sessão de acompanhamento quando começaram a engatinhar. Além disso, os pais foram convidados a filmar as etapas do desenvolvimento de seus filhos antes e entre as observações.

Para a realização da pesquisa, foi utilizada como parâmetro a Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS), uma avaliação observacional com alta confiabilidade para acompanhar o desenvolvimento dos bebês. Em média, os bebês começam a engatinhar em torno das 31 semanas.

Mas, enquanto os bebês nascidos no inverno/primavera começaram a engatinhar por volta das 30 semanas, aqueles que nasceram no verão/outono começaram a engatinhar, em média, às 35 semanas, sendo que não houve nenhuma diferença percebida entre meninos e meninas ou no estilo inicial de engatinhar.

Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que há uma janela de oportunidade para começar a engatinhar e o efeito da temporada em que a criança começa essa atividade.

Em outras palavras, os bebês nascidos no inverno, aos sete meses, estavam começando a engatinhar perto do verão, em temperaturas mais amenas, o que facilitou a locomoção por eles estarem com menos camadas de roupas, além de poderem ficar mais tempo no chão sem os pais se preocuparem com o frio e realizarem mais atividades durante a luz do dia.

Já os nascidos no verão, passam pela situação oposta, pois começam a engatinhar nos meses mais frios com mais camadas de roupas e acabam ficando menos tempo no chão.

"Um efeito sazonal é encontrado em lugares onde as diferenças são significativas no ambiente domiciliar entre o verão e o inverno. Estudos feitos em Denver e Colorado (EUA) e em Osaka, no Japão, encontraram um efeito sazonal que coincide com as conclusões do estudo Haifa”, concluíram os pesquisadores.

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: