A ciência descobriu qual é a melhor qualidade de todas – será que você tem?

06/08/2015 às 09:422 min de leitura

Nenhuma pessoa é igual à outra, especialmente quando falamos a respeito da personalidade de cada um. Ainda assim, parece haver um traço de personalidade que, para a ciência, é o melhor de todos quando o assunto envolve sucesso, conhecimento pessoal e profissional. Se assim como a maioria das pessoas no planeta você também busca destaque nessas áreas, preste atenção nas dicas a seguir.

Ao que tudo indica, você precisa ter conscienciosidade se quiser ter sucesso na vida. Se a palavra soa estranha a você, calma lá que a gente explica: conscienciosidade é uma característica de quem é consciencioso. Melhorou? Não, né. Mas agora vai: consciencioso é quem tem cuidado, cautela e precisão.

Para a ciência, a definição parece ser mais clara: ser consciencioso é ser eficiente, organizado, limpo e sistemático. Ou, em outras palavras, significa que é bom você se manter na linha, sambar miudinho, mostrar serviço e por aí vai.

Cientificamente falando

Não é necessariamente uma novidade o fato de que essas características estejam presentes em pessoas de sucesso, mas por que será que a conscienciosidade tem tanto poder assim?

Basicamente, a pessoa que apresenta esses traços passa a ideia de que deseja realizar uma tarefa da melhor forma possível. Para combinar, já se sabe que chefes e professores gostam de pessoas que fazem as coisas no capricho, ou seja... O relacionamento profissional, acadêmico e interpessoal entre superiores e alunos ou funcionários conscienciosos é bastante positivo.

Além de tudo isso, conscienciosidade é reconhecida como um dos cinco pilares que moldam a personalidade de uma pessoa. Isso acontece porque o conceito dessa baita palavrona envolve elementos como autodisciplina, prudência, rigor, auto-organização, pensar antes de agir e necessidade de realização.

Ainda não está convencido a respeito da importância dessas características? Então saiba que diversos estudos já comprovaram que elas fazem toda a diferença para quem busca satisfação financeira e profissional, assim como também é uma ótima pedida para quem está procurando um novo trabalho, quer ter um casamento feliz e longo, procura um estilo de vida saudável e, inclusive, quer viver bastante.

Mais conscienciosidade, por favor

Você já percebeu que essa característica não afeta positivamente apenas a sua vida profissional, mas a verdade é que conscienciosidade está por trás de outros resultados positivos, como nas notas e no desempenho de alunos do ensino médio e da universidade.

Sabe-se também que pessoas com altos níveis de conscienciosidade cometem menos crimes, bebem e fumam menos, têm menos episódios de acidentes vasculares cerebrais (AVC ou “derrame”, como é chamado popularmente), menor pressão arterial e baixo risco de desenvolver o Mal de Alzheimer.

Logicamente, essa característica é positiva quando é natural, não quando é forçada. De qualquer forma, é possível aprender a ser uma pessoa conscienciosa. Mudar hábitos negativos é uma ótima maneira de fazer isso. Se você sabe que é preciso disciplina, mas sempre se considerou uma pessoa meio relaxada demais, talvez você possa planejar seus compromissos e tarefas, fazer algum tipo de planilha, anotações, post-its e outras formas de lembretes que vão ajudar você a se manter focado.

Aqui mesmo no Mega Curioso nós já demos algumas dicas para quem quer abandonar hábitos ruins, enganar o cérebro para fazer com que os hábitos bons fiquem para sempre e, inclusive, ensinamos a tirar proveito da famosa máxima “só mais cinco minutinhos”. O jeito é criar coragem e começar a ser agora aquela pessoa feliz e de sucesso que você já sabe que pode ser.

Que tipo de comportamento você acha mais difícil de mudar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: