10 comportamentos comuns que podem ser ofensivos em outros países

25/02/2019 às 06:003 min de leitura

Aqui no Brasil é bastante comum que as pessoas se atrasem para as festas, abram presentes alegremente na frente dos outros, andem de táxi no banco de trás e sejam supercarinhosas quando se encontram com seus amigos. No entanto, de acordo com um infográfico criado pelo pessoal do portal Business Insider, esses comportamentos — e outros tantos — podem ser considerados ofensivos em outros países, como você poderá descobrir a seguir:

1 – Ser “passageiro” no táxi

Quando você vai de um lugar a outro de táxi, você costuma se sentar no banco de trás do carro? Pois na Nova Zelândia, Austrália, Escócia, Holanda e em algumas regiões da Irlanda é considerado rude não se sentar ao lado do taxista — se você estiver sozinho, claro! —, já que existe um forte debate igualitarista nesses países.

2 – Dar risadas escancaradas

Tem coisa mais natural do que mostrar os dentes quando damos risada? Pois no Japão, fazer isso seria equivalente a comer com a boca aberta e fazer uma porção de barulhos enquanto mastigamos a comida.

3 – Se atrasar

De maneira geral, na América Latina é bem incomum que as pessoas cheguem exatamente na hora quando são convidadas para festas e outros eventos. No entanto, em muitos países — como na Alemanha — é considerado inaceitável que os convidados se atrasem, nem que seja por apenas alguns minutos.

4 – Ficar com as mãos no bolso

Já aconteceu com você de estar conversando com alguém e simplesmente não saber o que fazer com as mãos e colocá-las no bolso? Pois na Turquia, assim como em alguns países asiáticos — como a Coreia do Sul —, fazer isso é considerado um comportamento arrogante.

5 – Abrir presentes

Qual é a primeira coisa que você faz ao receber um presente? Abrir o pacote, não é mesmo? No entanto, caso você esteja viajando pela Ásia — especialmente pela Índia ou pela China —, você vai ter que resistir à tentação, pois em muitos países dessa região do mundo é considerado extremamente rude abrir um presente diante da pessoa que o deu a você.

E, já que estamos no assunto, em muitas culturas asiáticas — como no Japão — também é considerado como falta de educação aceitar os presentes! Assim, além de receber, você deve recusá-los várias vezes antes de finalmente aceitá-lo — e guardar o bendito para abrir depois.

6 – Errar na mão

Você é do tipo que gesticula bastante e praticamente conversa com as mãos? Nesse caso, é bom você ter em mente que, em muitas culturas, pessoas que não dispõem de papel higiênico usam a mão esquerda para... Você sabe, e usar essa mão — em muitos países africanos e do oriente médio — pode ser considerado muito ofensivo.

7 – Roubar um golinho

Você certamente já foi convidado para aquelas festinhas nas quais os convidados só precisam levar a bebida — e deve ter visto mais de um espertinho chegar com cerveja barata e beber a que os demais trouxeram! Pois na Noruega é considerado falta de educação que as pessoas compareçam a uma festa e bebam qualquer bebida que não seja a que elas levaram. Esse costume daria um jeito nos caras de pau que encontramos por aí!

8 – Recusar comida

Nem todo mundo se sente constrangido em recusar comida quando é convidado para jantar na casa de alguém. No entanto, na maioria dos países árabes — especialmente no Líbano —, rejeitar algo que os anfitriões estão oferecendo aos convidados é uma atitude extremamente rude, sobretudo se for algo de comer.

Além disso, em diversos locais, como na Rússia, nas Filipinas e na Tailândia, quando você é convidado para comer, “limpar” o prato pode significar que você ainda não está satisfeito — e que o anfitrião não deu a você comida suficiente.

9 – Assoar o nariz

Não que ter alguém assoando o nariz ao seu lado seja a coisa mais agradável do planeta, mas em muitos países — entre eles na França, na Turquia, no Japão, na China e na Arábia Saudita —, além de fazer isso em público ser considerado grosseiro, o ato é visto como repulsivo.

10 – Fazer demonstrações calorosas de afeto

Aqui no Brasil as pessoas adoram trocar beijos e abraços quando se encontram; quanto mais calorosa for a recepção, melhor! Contudo, em países como a Tailândia, China e Coreia, assim como no Oriente Médio, demonstrações de afeto não são muito bem vistas. Portanto, é uma boa ideia respeitar o espaço dos outros quando estiver de passagem por esses locais.

***

E você, caro leitor, já conhecia as curiosidades sobre os comportamentos acima?  Você alguma vez se viu em uma situação constrangedora por não saber que determinado costume era considerado rude por outra cultura? Você concorda com as diferenças descritas ou fez alguma das coisas acima e não teve qualquer problema? Você sabe de mais alguma atitude comum que não foi listada, mas que vale a pena conhecer? Conte para a gente nos comentários!

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: