Em um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos, está constatado: ter uma boa noite de sono pode contribuir para o aumento de massa muscular. Infelizmente, a conclusão não é tão simples quanto parece, mas, ainda assim, a novidade pode ajudar muita gente a ficar um pouco mais forte.

Não é segredo para ninguém que uma noite de sono adequada pode ajudar em muitas coisas do nosso corpo e do nosso dia a dia. Da mesma forma funciona para os músculos, e, segundo a pesquisa, se você tiver um treino regular de musculação e consumir suplementos de proteína antes de dormir, sim, seu descanso contribuirá para o ganho de massa muscular.

De acordo com o site Mother Nature Network, o foco dos cientistas foi homens jovens que participam regularmente de um regime de treino de resistência. Portanto apenas boas noites de sono e dieta rica em proteínas não será suficiente para você crescer. Além disso, a dieta é importante não somente na hora de dormir, nem deve ser composta só de proteínas: ela também deve ser planejada durante o dia e possuir mais elementos, pois há outras coisas que são essenciais para o nosso corpo manter o bom funcionamento.

Então, nada de sair por aí só comendo proteínas e dormindo o máximo que puder. A conclusão do estudo é importante, mas, mais do que isso, é uma ótima dica para iniciar um trabalho de ganho muscular. Se você quer ter resultados significativos e não pratica exercícios, é bom começar. Depois, aliando uma dieta rica em proteínas e variada com boas noites de sono, certamente você vai alcançar seus objetivos. Não menos importante do que isso é entender o que acontece no seu corpo e por que você deve seguir essas recomendações. Confira o item abaixo.

Como acontece o ganho de massa muscular durante uma noite de sono

Quando você dorme, todas as partes do seu corpo descansam e rejuvenescem. Por isso, já se sabia que noites de sono com qualidade estão ligadas ao ganho de massa muscular. No entanto, a conclusão do estudo mostrou que, para se recuperar dos “danos” que até uma sessão mais simples de exercícios causa em seu corpo, ele realiza um processo conhecido como síntese de proteínas.

Isso acontece duas horas após as atividades e pode durar um dia inteiro. É nesse momento que seu músculo passa por reparos e cresce novamente. Assim sendo, o momento em que seu corpo está desempenhando a melhor função de recuperação, que é durante o repouso, se torna essencial no processo de ganho de massa muscular.

Em outros termos, o aumento dos músculos ocorre quando a taxa de síntese proteica supera a degradação de proteínas do músculo. É por isso que uma dieta de suplementos antes de dormir é recomendada, já que, se esse processo se inverter, vai ocorrer perda de massa muscular.

Bônus: dicas para manter a boa qualidade do sono

É sempre bom lembrar que passamos um terço de nossas vidas na cama, dormindo. Entretanto, o que interessa mais, nesse caso, não é a quantidade em si, mas a qualidade das nossas horas de sono. Por isso, se você tem dificuldades para dormir e também durante a noite, é importante tentar melhorar esse quesito. Sobre o assunto, o Mega Curioso já apresentou alguns truques que podem ajudar muito. Clique aqui e saiba 5 técnicas para ajudar você a ter uma noite de sono perfeita.