Para aumentar sua autoestima, basta escolher o sutiã certo

04/07/2012 às 15:092 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Ninguém duvida de que os homens se sentem bem diante de um belo decote. No entanto, um estudo realizado recentemente na Inglaterra mostra que o efeito que o decote pode exercer sobre as mulheres é ainda mais impactante.

Segundo o The Daily Mail, esta é a primeira vez que a ciência procura avaliar as alterações que podem ocorrer no comportamento das mulheres graças a um decote valorizado. As descobertas indicam que as mulheres que usaram um sutiã do tipo push-up – que une e levanta os seios – demonstraram mais autoconfiança.

Sendo assim, o estudo realizado na Universidade de Manchester e liderado pelo professor de psicologia Geoff Beattie, concluiu que existe uma relação diretamente proporcional entre a valorização dos seios em um decote e o aumento da autoestima das mulheres.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores monitoraram o comportamento das mulheres enquanto elas usavam sutiãs do tipo push-up e modelos normais eleitos para o dia a dia. O The Daily Mail salienta que as voluntárias da pesquisa possuíam entre 20 e 55 anos e eram apenas mulheres que não haviam passado por cirurgias para o aumento dos seios.

Fonte: Thinkstock

No total, foram gravados 60 vídeos que registravam o comportamento feminino em três momentos diferentes do dia enquanto interagiam com outras pessoas. Ao comparar as gravações, os pesquisadores ficaram atentos às reações das voluntárias de acordo com o tipo de sutiã que usavam.

O professor Beattie chama atenção para o fato de que ele desejava obter evidências físicas de que as mulheres se sentiam mais confiantes com os sutiãs que valorizavam os seios em vez de coletar diretamente com as voluntárias suas impressões pessoais a respeito de como se sentiram ao vestir as peças especiais.

“Para esse estudo, eu não estava interessado em saber como as mulheres se sentiram usando sutiãs diferentes. Essa pesquisa é exatamente sobre o comportamento que elas mostram, pois os sinais do subconsciente podem ser muito mais reveladores”, explica Beattie ao The Daily Mail.

Sendo assim, a equipe analisou a linguagem corporal das participantes em cada situação. Notou-se que os sorrisos – que indicam emoções positivas e autoconfiança – aumentaram em 73% entre as mulheres que usavam os sutiãs push up.

A falta ou a quebra de contato visual – que são sinais normalmente associados à baixa autoestima – diminuíram em 41%. Alguns outros movimentos corporais – como o esfregar das mãos –, que indicam uma atitude negativa, caíram em 64% durante os testes.

Fonte: Thinkstock

O coordenador da pesquisa considera os resultados surpreendentes, pois as diferenças no comportamento são extremamente visíveis. Os vídeos mostram que existe claramente uma ligação entre a exibição de um belo decote e o aumento da autoconfiança em diferentes situações.

“E nos sabemos que a confiança tem impacto tanto no trabalho quando na vida pessoal”, declarou o pesquisador. “Eu espero que essa pesquisa possa fazer com que as mulheres evitem soluções drásticas para aumentar sua confiança, como implantes mamários, porque ela prova pela primeira vez que o que as mulheres vestem pode afetar positivamente o seu comportamento”, conclui Beattie.

A pesquisa contou com o apoio da Gossard – empresa especializada em lingeries – na ocasião do lançamento do “Super Egoboost Push Up”, um sutiã que passou dois anos em desenvolvimento e foi usado durante os testes executados.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: