Ciência prova que quando mentimos nosso nariz esquenta

11/12/2012 às 14:311 min de leitura

Crédito: Shutterstock

Aqueles que cresceram ouvindo a história do Pinóquio têm motivos de sobra para acreditar que sempre existiu uma relação entre os nossos narizes e o fato de contarmos mentiras. No entanto, em vez do nariz aumentar de tamanho, como narrava o conto, cientistas descobriram que ele esquenta.

De acordo com os pesquisadores e a notícia publicada no jornal britânico The Daily Mail, o calor é causado pelo aumento da ansiedade que é produzida enquanto contamos uma mentira. Para resolver o problema e não correr o risco de ser descoberto, a sugestão dos cientistas é fazer um grande esforço mental logo em seguida – tudo indica que isso diminui a ansiedade e, consequentemente, diminui a temperatura do nariz.

Crédito: Shutterstock

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores da Universidade de Granada utilizaram câmeras equipadas com sensores de calor para monitorar os voluntários. Segundo algumas teses publicadas acerca do assunto, os autores acreditam que a temperatura do nariz aumente e diminua de acordo com as mudanças de humor, assim como acontece com os músculos presentes na área interna dos olhos.

Durante os testes, os pesquisadores também puderem identificar indícios de desejos sexuais em homens e mulheres. Esse tipo de reação pode ser notado a partir do aumento de temperatura do peito e dos órgãos sexuais.

Os pesquisadores chegaram a esses resultados a partir das conclusões que indicavam que, quando mentimos, nosso córtex cerebral insular sofre alterações.

“O córtex insular está envolvido na regulação da temperatura do corpo, então existe uma grande relação entre a atividade ocorrida nessa estrutura e a magnitude das mudanças de temperatura”, explicam os cientistas responsáveis pelo estudo.

Não é à toa que a descoberta foi batizada de “Efeito Pinóquio”, graças ao famoso personagem italiano que não conseguia falar a verdade.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: