7 características típicas de pessoas que não têm papas na língua

21/10/2015 às 06:103 min de leitura

Todo mundo conhece alguém que tem a fama de não filtrar muito o que diz. É aquele indivíduo que não acha que deve medir palavras com as pessoas com as quais tem mais intimidade e que, muitas vezes, acaba sendo interpretado como alguém rude ou sincero demais. Se você conhece uma pessoa assim, saiba que há muitas vantagens em manter uma boa relação com ela, e o colunista Casey Imafidon, do Life Hack, selecionou alguns desses benefícios. Confira:

1 – Elas preferem dizer verdades a elogios por educação

De repente, você decide usar aquele vestido que era da sua avó, mas está em dúvida se o modelito ficou vintage e elegante ou extremamente cafona e sem noção. Nesse momento, a pessoa sem papas na língua vai fazer a avaliação sincera de que você tanto precisa.

2 – Elas não têm medo

Em um mundo onde a maioria das pessoas parece não dizer sempre a verdade, fazer o contrário exige coragem. O supersincero não tem medo, e essa é uma característica admirável – não significa, lógico, que essa pessoa vai enfiar a cabeça na boca de um leão, mas que ela sabe que tem a liberdade para falar o que julga ser correto. Conviver com essas pessoas é uma ótima dica para quem precisa aprender a ser mais confiante e forte diante daquilo que provoca medo.

3 – Elas valorizam a relação que têm com você

Como são pessoas sinceras e que falam tudo o que acham que devem, elas provavelmente não se relacionariam com você se não gostassem realmente de quem você é. Ser sincero não significa ser rude, e é preciso deixar isso bem claro. A sinceridade da qual estamos falando não é aquela maldosa, e, se essa pessoa sente que pegou pesado, costuma admitir seus erros e pedir desculpas.

4 – São sinceras a ponto de admitir que cometem erros

Para muitas pessoas, assumir um erro é sinal de fraqueza, quando, na verdade, a lógica é exatamente oposta. Da mesma forma que não tem medo de dizer a verdade para os outros, a pessoa sem papas na língua costuma não demorar muito para pedir desculpas, até mesmo porque ela tem uma boa capacidade de autoavaliação também e não é crítica apenas com os demais.

Da mesma maneira, costuma perdoar quem pisa na bola, pois sabe que comete erros e valoriza muito quando a outra pessoa consegue se desculpar também. Não costuma ser rancorosa nem guardar mágoas por muito tempo.

5 – Elas sabem bem o que é certo e o que é errado

Indivíduos conhecidos por dizer a verdade quase sempre costumam ter altos padrões de moralidade, de modo que sabem o que pode e o que não pode ser feito. Não são arrogantes com relação a isso nem costumam sair dando lição de moral nos outros, e tomam suas decisões de forma a não carregar qualquer tipo de culpa ou peso na consciência no futuro.

6 – Elas são divertidas!

Até aqui, pode parecer que estamos falando sobre criaturas extremamente metódicas socialmente, e pode até ser que elas sejam definidas assim. Isso não significa, no entanto, que são companhias chatas e desinteressantes – muito pelo contrário!

Costumam ser pessoas inteligentes, engraçadas e que compartilham pontos de vista interessantes sobre a vida. Sinceridade e senso de humor são duas coisas que combinam perfeitamente bem, de modo que as críticas sobre as quais falamos até agora muitas vezes são feitas de maneira divertida, sem parecer pesadas demais.

7 – Eles respeitam opiniões diferentes

Uma coisa é dizer o que se pensa, de maneira que a pessoa que escuta isso não se sinta ofendida. Outra coisa é achar que o que se pensa é o jeito certo de se pensar. A pessoa sincera não tem a ambição de estar certa sobre tudo e, por isso, respeita opiniões diferentes, as escuta com atenção e sempre tenta aprender com elas.

***

É bem possível que, lendo essas características, você tenha se lembrado de alguém ou se identificado profundamente com esse tipo de personalidade. Conte para a gente o que você achou das definições dadas por Imafidon!

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: