Tá difícil manter a motivação? A gente ensina a mudar isso de forma fácil

29/12/2016 às 10:012 min de leitura

Nem sempre é fácil e rápido atingir um objetivo – na verdade, quase nunca é. Independente de qual seja a sua meta maior de vida, ou a meta que ocupa mais o seu tempo no momento, uma das maiores dificuldades nesse sentido é manter o pique, a motivação e a energia para chegar ao fim.

Quer um exemplo bem fácil de meta que nos desmotiva? Começar a praticar exercícios físicos. Começar até é mais fácil, mas, para termos efeito mesmo em questão de saúde, as atividades físicas precisam ser praticadas com frequência. Depois de um tempo, se a pessoa não é muito fã de esportes, o desânimo chega.

O colunista Eric Barker, que escreve para a revista Time, compartilhou um grande conselho para quem precisa de motivação para alcançar objetivos difíceis, e esse conselho tem como base uma pesquisa científica bem interessante. Talvez não custe nada tentar mudar de estratégia e de ponto de vista.

Hipótese da pequena área

Essa é a base do conselho a se seguir. Para chegar a essa teoria, os cientistas Minjung Koo e Ayelet Fishbach, ambos da Universidade de Chicago, observaram a forma como as pessoas monitoram seus próprios progressos em direção à meta final, especialmente falando de ambientes comerciais que requerem cadastros de fidelidade.

De acordo com os autores, em declaração publicada no Eureka Alert, as pessoas têm grande motivação quando focam apenas nos pequenos passos em direção ao objetivo e não no objetivo como um todo. “A motivação aumenta com o impacto percebido a cada novo passo, e cada novo passo vai parecer mais impactante se comparado com um conjunto menor de outros passos em direção à meta”, disseram eles.

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores realizaram vários experimentos desses de programas de fidelidade, abordando clientes de maneiras diferentes. Primeiro, disseram que algumas pessoas deveriam preencher um cadastro para participar de uma promoção e receber um brinde – aqui, as que mais se empolgaram foram as que se focaram no processo do cadastro, não na finalização da compra.

Já entre aqueles que estavam preenchendo cadastros para participar da promoção, mas sem brinde, ficaram mais motivados quando o foco foi direcionado ao que eles já haviam preenchido (pequena área) e não ao que faltava ser preenchido (grande área).

Parece óbvio e até meio simplista, a gente sabe, mas se levarmos essa lógica para outros campos, como o da academia, por exemplo, talvez a motivação seja maior. Da próxima vez que começar seus treinos, não pense em tudo o que falta para que você tenha o resultado que espera, mas valorize cada vez que você conseguir terminar uma aula de crossfit. O segredo talvez esteja em valorizar cada pequena vitória.

O que mais deixa você motivado? Comente no Fórum do Mega Curioso

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