Bonitões ou bonzinhos: você sabe qual tipo de homem as mulheres preferem?

18/01/2016 às 05:003 min de leitura

Beleza é realmente um conceito subjetivo cuja definição varia de pessoa para pessoa – é aquela história que você já deve ter ouvido alguma vez: “o que seria do verde se todo mundo gostasse do azul?”. Logicamente, existem algumas pessoas que são quase unanimidade quando o assunto é beleza e atração física, mas ainda que Brad Pitt e Megan Fox, por exemplo, agradem nesse quesito, não somos criaturas tão superficiais assim e, além da beleza, costumamos valorizar outros fatores.

O Psychology Today abordou, recentemente, uma pergunta que vai fazer com que você pare para pensar por alguns minutinhos: o que mais faz com que um homem fique atraente diante dos olhos de uma mulher? A beleza ou a bondade que esse homem demonstra ter em relação às outras pessoas? Você saberia responder ou, pelo menos, palpitar?

A verdade é que se o rapaz for bonito e altruísta, ele vai ter muitos pontos entre o público feminino, mas e se uma coisa não puder vir acompanhada da outra, quem vence? Para descobrir a resposta, o psicólogo Daniel Farrelly, da University of Worcester, no Reino Unido, resolveu pedir a ajuda de 200 mulheres heterossexuais.

Preferências

As moças participaram de um teste que consistia, basicamente, em analisar pares de fotos de homens – cada par era formado por um homem considerado muito bonito e outro não tão bonito assim. Enquanto analisavam as imagens, as voluntárias eram convidadas a imaginar uma situação em que cada um dos homens tivesse desempenhado um papel.

Digamos que, em um primeiro cenário, os dois homens estavam participando de um piquenique ao lado de um rio com a correnteza forte. De repente, os dois percebem que há uma criança sendo arrastada pela água, se afogando, e uma mulher, desesperada, pedindo ajuda.

Um dos homens de cada par foi descrito como altruísta, capaz de pular no rio para salvar a criança; enquanto o outro, ao perceber que a correnteza estava perigosa, preferiu não se arriscar.

Em outro cenário, duas pessoas andam pelas ruas de uma grande cidade, conversando, quando percebem a presença de um morador de rua, sentado ao lado de um café. Uma das pessoas entra na cafeteria e compra um sanduíche e um copo de chá para dar ao morador de rua, enquanto a outra finge que está usando o celular e passa direto pelo homem.

Num terceiro cenário, os dois homens estavam em um contexto de situação neutra, comprando roupas em um shopping. Um escolheu uma camiseta verde e o outro, uma calça jeans. A ideia desse cenário neutro é justamente não oferecer qualquer informação que pudesse dizer se os homens eram generosos ou não.

Depois de conhecer cada um dos cenários, as mulheres precisaram dizer o quão atraídas se sentiam por cada um dos personagens apresentados. Elas deviam decidir também em que tipo de relacionamento cada homem se encaixava: casamento, relacionamentos curtos ou apenas um caso de um dia só.

Ao analisar as respostas, a equipe Farrelly percebeu que, de fato, homens altruístas, que se preocupam com o bem-estar das outras pessoas, foram aqueles considerados mais atraentes. Em termos numéricos, a diferença ficou assim: homens altruístas tiveram uma média de 3 pontos; homens bonitões ficaram com uma média de 2,1.

Apenas em termos de beleza, os mais galãs ficaram à frente: 2,8 pontos em comparação aos 2,2 pontos dos homens considerados não tão bonitos assim. Isso mostra que, de fato, o altruísmo conta mais do que a beleza no que diz respeito àquilo que faz com que uma mulher se sinta realmente atraída por um homem.

Quando o assunto era o desenvolvimento de um possível relacionamento, não deu outra também: os homens altruístas foram os favoritos das mulheres quando elas tiveram que escolher com que tipo de homem prefeririam ter um relacionamento longo, como um casamento. Homens mais egoístas e mais bonitos foram considerados ideais para relacionamentos breves.

É preciso deixar sempre claro que, em termos comparativos, beleza física e altruísmo não fazem parte do mesmo pacote, já que um é uma característica física e o outro, comportamental – não podem ser medidos com base na mesma escala, portanto. A questão aqui tem mais a ver com as informações subjetivas que nos ajudam a compor aquilo que consideramos bonito e, ao que tudo indica, o que se faz parece ser mais importante do que a imagem que se tem por fora.

Para você, o que importa mais: beleza ou personalidade? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: