Quer mudar de profissão? Então responda a estas 6 perguntas antes!

04/02/2016 às 07:242 min de leitura

Quem não tem dúvidas, pelo menos de vez em quando, a respeito da profissão que segue ou quer seguir, que atire o primeiro currículo. Se você está pensando em mudar de emprego, não existe problema algum, mas é sempre bom fazer algumas perguntas a si mesmo antes de tomar uma decisão desse porte.

1 – Por que você escolheu essa profissão?

Avalie quais motivos influenciaram sua escolha. Se tiver algo a ver com conveniência, dinheiro, prestígio ou com a vontade dos seus pais, talvez esteja realmente na hora de mudar.

2 – Ainda há chance de crescimento?

Muitas pessoas decidem largar tudo porque sentem que não têm para onde crescer dentro da empresa. Se você sabe que ainda há como melhorar na sua carreira, talvez valha a pena insistir um pouco e continuar no mesmo emprego.

3 – O que você faria se mudasse de profissão amanhã?

Volte mentalmente para a sua infância e responda à tradicional pergunta feita por pais, tios e professores: “o que você vai ser quando crescer?”. Se sua resposta infantil for diferente da sua realidade de hoje, se pergunte por que isso aconteceu.

4 – O que está impedindo você?

Se o que freia suas decisões é medo, está na hora de você se perguntar que medo é esse e de onde ele vem. Antes de tomar decisões importantes, trabalhe sua autoestima e autoconfiança.

5 – O que não funciona para você?

Faça uma lista das coisas do seu trabalho que mais incomodam você. Se entre essas coisas estiver uma má relação com o chefe, falta de benefícios, colegas de trabalho insuportáveis e um salário muito abaixo do esperado, já sabe o que fazer! Em alguns casos, porém, a questão não tem a ver com a função em si, mas com o lugar onde você trabalha. Então reflita!

6 – Como você poderia explorar uma carreira diferente?

Se você conhece pessoas que fazem o que você quer fazer, fale com elas. Não mude de carreira sem saber detalhadamente como é a profissão que você almeja. Melhor ainda se essa pessoa estiver satisfeita com o trabalho que realiza.

Você teria coragem de mudar de carreira? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: