Os 11 traços característicos de pessoas de sucesso

18/02/2016 às 07:322 min de leitura

Sucesso: taí uma coisa que realmente interessa a todos – o que muda é a definição de sucesso para cada pessoa. A psicóloga Angela Lee Duckworth estuda as características que podem determinar se uma pessoa vai ter sucesso ou não. Em seu trabalho, Duckworth avaliou estudantes, militares, vendedores e pessoas que participam de concursos.

Em suas análises, ela reparou que a perseverança separa pessoas de sucesso das que não conseguem o que querem. Perseverança pode ser percebida também na presença das características a seguir – veja quais são elas e depois nos conte se você as tem:

1 – Não se abalar com erros nem pensar duas vezes antes de tentar de novo

Uma pesquisa feita pela College of William and Mary analisou a resposta de 800 empresários e descobriu que os de mais sucesso não pensam em fracasso nem se importam com a opinião alheia. Eles enxergam possíveis falhas como algo natural e não se abalam com elas.

2 – Não se deprimir em momentos de crise

Algo inesperado acontece: você pode se desesperar ou passar por isso e aprender alguma coisa. Seres humanos se adaptam às mudanças, e pessoas de sucesso sabem muito bem disso. Desistir não faz parte das opções de pessoas bem-sucedidas.

3 – Fazer coisas de que não gosta, se for preciso

É difícil conhecer alguém que só faz aquilo de que gosta, mas é muito fácil ver gente reclamando o tempo todo do que precisa fazer. Em vez de reclamar, a pessoa perseverante simplesmente faz o que deve, pois sabe que não adianta nada viver lamentando.

4 – Manter as emoções equilibradas

Todos nós temos pensamentos negativos às vezes, mas é preciso aprender a não se deixar levar por esses pensamentos – inteligência emocional é fundamental.

Esvazie sua mente.

5 – Ter fé em si mesmo

Não estamos falando de comportamento impulsivo, que fique claro! A questão aqui é, basicamente, aprender a olhar para as próprias decisões de várias maneiras diferentes e acreditar na própria capacidade de escolha.

6 – Dar mais do que receber

Em vez de ficar esperando uma recompensa, faça o que precisa ser feito e deixe que a resposta venha com o passar do tempo. Fazer coisas só quando você sabe que vai ter algum tipo de retorno imediato não é um bom negócio.

7 – Saber liderar

Seguir direcionamentos é fácil, mas conseguir conduzir é uma tarefa mais difícil e exige coragem. É fundamental acreditar em si mesmo.

8 – Cumprir prazos e fazer o melhor em tudo

Respeitar datas e horários é fundamental, assim como é importante fazer sempre o seu melhor.

9 – Manter o foco nos detalhes

Quanto mais são desafiadas, mais as pessoas de talento mergulham em seus trabalhos. Ainda que sobrecarregadas, não tiram o foco dos detalhes.

10 – Responder com gentileza às pessoas rudes

Essa é difícil, mas absolutamente possível. Pessoas rudes e que maltratam os outros geralmente não são bem-vistas, e se você fizer o mesmo, estará na mesma posição delas. Trate todos com gentileza.

11 – Ser responsável pelos próprios atos

Se algo deu errado por culpa sua, assuma o erro e se proponha a resolvê-lo da melhor forma possível. Fugir da responsabilidade é sempre um péssimo negócio e um motivo para ser alvo de comentários negativos.

***

Você se considera uma pessoa de sucesso? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: